Antoni Gaudí: amor e técnica para fazer arquitetura

por Equipe Viva Decora
0 comentários

O estilo único de Antoni Gaudí o tornou muito conhecido mundialmente. O arquiteto Catalão nascido na Espanha é famoso por misturar muitas cores e texturas nas construções.

Utilizando cerâmica, ferro forjado, vitral, e marcenaria, Antoni Gaudí traz forte influência na arquitetura gótica e catalã tradicional.

Antoni Gaudí estudou arquitetura na Escuela Superior de Arquitectura de Barcelona e viveu grande parte de sua vida nessa cidade, onde estão as suas famosas construções: a Sagrada Família, o Parque e o Palácio Güell, a Casa Batlló, a Cripta da Colónia Güell entre outras obras.

Antoni Gaudí: El Capricho

Antoni Gaudí: El Capricho

Nesta postagem, vamos nos dedicar a alguns detalhes da vida e obras de Antoni Gaudí. E se você tem interesse pela biografia de arquitetos, confira esta seção de nosso blog: Arquitetos, onde você encontra a biografia de outros arquitetos famosos:

  • Renzo Piano: Biografia, Prêmios, Frases Famosas +20 Obras
  • Lina Bo Bardi – biografia, curiosidades, as principais obras e o legado do MASP
  • Jeanne Gang, a primeira arquiteta no mundo a desenhar um arranha-céu
  • Frank Lloyd Wright e a arquitetura que não fere a paisagem

Antoni Gaudí: obras e estilo

Para fazer as coisas bem, é necessário: primeiro o amor, depois a técnica

Uma vida que começou um tanto distante da espiritualidade e acabou abraçando a fé em muitos aspectos, ensinou Antoni Gaudí que mais que a racionalidade técnica, a inspiração e o “amor” devem fazer parte da vida de um arquiteto.

Vamos ver como isso se traduziu no estilo e nas obras de Antoni Gaudí.

Antoni Gaudí

Antoni Gaudí

Estilo e características de Antoni Gaudí

O artista sempre foi um forte nacionalista catalão.

Quando era jovem, Antoni Gaudí aderiu ao Movimento Nacionalista da Catalunha e tinha alguns posicionamentos contrários à Igreja Católica, mas no final da sua vida essa faceta desapareceu e nos seus últimos anos dedicou-se exclusivamente à religião católica e à construção da Sagrada Família, que está ainda inacabada.

Além do estilo gótico, Antoni Gaudí adotou o estilo de decoração denominado Art Nouveau e esta mescla entre os estilos pode ser bastante observada na Sagrada Família, que inicialmente adotaria apenas o primeiro estilo, mas após Antoni Gaudí assumir o projeto, passou a apresentar as características de ambos estilos de forma muito intensa.

A expressão significa “arte nova” em francês e consiste em um estilo mais geométrico e modernista.

Principais obras de Antoni Gaudí

Antoni Gaudí tem um papel tão importante na arquitetura mundial e são tantas as suas obras, que fica difícil saber por onde começar a falar sobre elas, entretanto, uma das características mais importantes de se ressaltar sobre a grande maioria delas é a sua forma autêntica de criar, como fica claro nesta sua frase:

Original é aquilo que volta à simplicidade das primeiras soluções

– Antoni Gaudí

A Sagrada Família

O famoso templo católico é uma das obras mais conhecidas de Antoni Gaudí e uma das paradas obrigatórias para turistas em Barcelona.

Foi ele quem desenhou o projeto da igreja que é considerada por muitos críticos a sua obra-prima e um expoente da arquitetura modernista catalã.

Foi o seu último trabalho e estava em andamento quando Antoni Gaudí faleceu depois de ter sido atropelado. A sua construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026.

Antoni Gaudí: Sagrada Família (vista frontal)

Antoni Gaudí: Sagrada Família (vista frontal)

Antoni Gaudí: Sagrada Família - Vista aérea

Antoni Gaudí: Sagrada Família – Vista aérea

Antoni Gaudí: Sagrada Família - (vista de dentro)

Antoni Gaudí: Sagrada Família – (vista de dentro)

Parque Güell

Construído por encomenda do empresário Eusebi Güell a Antoni Gaudí entre 1900 e 1914, o parque tornou-se público apenas em 1926.

O Parque Güell é um reflexo da plenitude artística de Antoni Gaudí; pertence à etapa mais naturalista do artista, período no qual o arquiteto aperfeiçoou o seu estilo pessoal, inspirando-se nas formas da natureza e pondo em prática uma série de novas soluções estruturais originadas na sua análise da geometria regrada.

Antoni Gaudí: Parque Guell

Antoni Gaudí: Parque Guell

Uma das características mais marcantes do parque é o contraste entre as texturas e cores dos diferentes materiais de construção utilizados, mas sempre com uma visão geral de muito cuidado, seja na escolha dos elementos e técnicas como nas configurações gerais da edificação.

Veja esta frase que exemplifica este modo de pensar:

Não importa o quão bom seja um projeto, não importa o quanto melhor uma combinação de materiais possa ser usada, não será bom se a execução não responda com cuidado e inteligência na execução do projeto; a mera variação de um perfil pode dar uma ideia construtiva geral, ou, pelo menos, apresentar desarmonia ao dar uma direção estranha à concepção do projeto

Antoni Gaudi: Parque Guell (entrada)

Antoni Gaudi: Parque Guell (entrada)

Casa Batlló

O edifício modernista, concebido pelo arquiteto Antoni Gaudí com o auxílio dos também renomados arquitetos Josep Maria Jujol e Joan Rubió i Bellversituado, traz as características marcantes do estilo de Antoni Gaudí e é tombado como patrimônio mundial da UNESCO, aberto à visitação do público.

Antoni Gaudí: Casa Batlló

Antoni Gaudí: Casa Batlló

Antoni Gaudí: Casa Batlló (vista central)

Antoni Gaudí: Casa Batlló (vista central)

É também um movimentado ponto turístico de Barcelona e segue impressionando o público por conta da sua exuberância exótica, assim como a Cripta da Colónia Guell.

Cripta da Colônia Güell

O projeto da igreja na Colônia Guell é de 1898, mas a construção só começaria 10 anos depois, em 1908. Em 1918, passados outros 10 anos e após a morte de Eusebi Güell, empresário que já havia trabalhado com projetos de Antoni Gaudí, sua família resolveu abandonar o projeto, momento no qual Gaudí havia construído somente a cripta do templo.

Com o projeto inacabado, a cripta tem hoje as características de uma pequena igreja, muito semelhante aos detalhes presentes na Sagrada Família sendo que não existe um templo construído acima da cripta.

Antoni Gaudí: Cripta da colônia Guell

Antoni Gaudí: Cripta da colônia Güell

Antoni Gaudí era claramente um homem à frente de seu tempo. E sua mistura de Gótico com Art Nouveau, na Sagrada Família, mostra as mudanças que ocorreram em sua vida, de um jovem nacionalista intransigente para um fervoroso católico, que buscava em Deus a explicação e a motivação para muito do que fazia.

Talvez a melhor maneira de entendermos isso estejam nas próprias palavras de Antoni Gaudí:

Quer saber onde encontrei meu modelo? Uma árvore cresce para cima, suporta seus ramos e estes, sucessivamente, seus raminhos e estes, por sua vez, suas folhas. E cada parte individual está crescendo harmoniosamente, magnificamente, depois que Deus, o artista, o criasse

– Antoni Gaudí

Antoni Gaudí: Cripta da colonia Guell (interior)

Antoni Gaudí: Cripta da colonia Guell (interior)

Outras obras de Antoni Gaudí

Antoni Gaudí: Casa Milà

Antoni Gaudí: Casa Milà

Antoní Gaudí: Casa Milà - detalhe da fachada

Antoní Gaudí: Casa Milà – detalhe da fachada

  • Casa Vicens
Antoni Gaudí: Casa Vicens

Antoni Gaudí: Casa Vicens

  • El Capricho
Antoni Gaudí: El Capricho

Antoni Gaudí: El Capricho

  • Palácio Episcopal de Astorga
Antoni Gaudí: Palácio Episcopal de Astorga

Antoni Gaudí: Palácio Episcopal de Astorga

  • Jardim Artigas
Antoni Gaudí: jardim Artigas

Antoni Gaudí: jardim Artigas

Antoni Gaudí: Jardim Artigas - ponte

Antoni Gaudí: Jardim Artigas – ponte

  • Bellesguard
Antoni Gaudí: Bellesguard

Antoni Gaudí: Bellesguard

Mais importante do que fazer projetos incríveis, como os de Antoni Gaudí, é saber como divulgá-los.

Gostaria de aprender mais sobre esse assunto? Então você precisa conhecer o Ciclo do Encantamento, metodologia criada especialmente para arquitetos e designers de interiores que querem dar um UP na carreira:

Posts relacionados

Deixe um comentário