Palestra “Equilíbrio entre obras de arquitetura e contribuições sociais na arquitetura de Shigeru Ban” teve ingressos esgotados logo após as inscrições serem divulgadas

Shigeru Ban ministra palestra na JHSP
Créditos: Rafael Cusato
Na última sexta-feira (2 de maio), o arquiteto japonês Shigeru Ban, vencedor do Prêmio Pritzker 2014 de arquitetura, ministrou uma palestra para mais de 400 pessoas, entre público presencial e online, na Japan House São Paulo. Na ocasião, Shigeru abordou a importância da contribuição social da arquitetura em um mundo que enfrenta mudanças climáticas, além de falar sobre sua carreira, principais projetos e responder perguntas do público presente.

Shigeru Ban ministra palestra na JHSP
Créditos: Rafael Cusato
O arquiteto veio ao Brasil a convite da JHSP, para participar da atividade complementar à exposição “Princípios Japoneses: Design e Recursos”, que tem curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da instituição nipônica. Na mostra é possível conhecer dois projetos de Shigeru Ban: a Paper Log House e o CARTA Bench. Ambos são feitos a partir de tubos de papelão e madeira, materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados em diferentes partes do mundo, e até descartados pela indústria. Os projetos são pensados para priorizar execuções simples, podendo ser construídos de forma colaborativa e, no caso da Paper Log House, para servir como habitação temporária em situações de desastres ambientais.

Shigeru Ban ministra palestra na JHSP
Créditos: Rafael Cusato
Nesta mesma data, o arquiteto ainda participou de uma atividade com alunos de arquitetura na Faculdade de Arquitetura da USP (FAU-USP). Além de São Paulo, Shigeru realizou uma palestra na Universidade de Brasília (DF) promovida pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a JHSP com apoio da Embaixada do Japão no Brasil.
Sobre o arquiteto
Shigeru Ban nasceu em 1957, em Tóquio, e estudou Arquitetura na Cooper Union em Nova Iorque, estabelecendo escritórios em Tóquio, Paris e Nova Iorque. Entre as suas principais obras estão: Centro Pompidou-Metz (2010), Catedral de Papelão (2013), Museu de Arte da Prefeitura de Oita (2014), La Seine Musicale (2017), Centro do Patrimônio Mundial do Monte Fuji na província de Shizuoka (2017), SIMOSE (2023), Museu da Cidade de Toyota (2024), entre outras. Em 1995, fundou a Voluntary Architects’ Network (VAN), uma organização não governamental. Sua arquitetura com o uso de tubos de papelão e estruturas inovadoras de madeira foi amplamente conhecida e suas numerosas contribuições para as vítimas de desastres em todo o mundo foram laureadas com o Prêmio Pritzker de Arquitetura (2014), o Prêmio Madre Teresa de Justiça Social (2017), o Prêmio Princesa das Astúrias da Concórdia (2022) e Prêmio Praemium Imperiale de Arquitetura (2024). Atualmente, é professor especial convidado do Instituto de Tecnologia Shibaura.
Exposição “Princípios Japoneses: design e recursos”
Período: até 8 de junho de 2025
Local: Japan House São Paulo (Avenida Paulista, 52 – São Paulo/SP)
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
Assessoria de imprensa :
Suporte Comunica
www.suportecomunica.com.br