Paisagismo em destaque na 30ª CASACOR Minas

30ª CASACOR Minas

por Equipe Viva Decora
0 comentários
Quintal de Dentro - André Rocha e Tiago Rossi - Foto Eudes Campomizzi

Mais do que decorar, o paisagismo inspira, acolhe e transforma. Na 30ª CASACOR Minas, jardins e soluções verdes aparecem em propostas variadas, criando experiências que vão além da estética e convidam o público a vivenciar a força da natureza em harmonia com a arquitetura.

O paisagismo é capaz de transformar espaços, contribuindo de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida, bem-estar físico e mental, além de promover a conexão com natureza e com o desenvolvimento sustentável das cidades. Instrumento potente e fundamental para melhorar a qualidade ambiental urbana, o foco principal do paisagismo está na harmonia entre a estética, funcionalidade, segurança, conforto e privacidade dos ambientes. Por conta disso, é uma das ferramentas com maior potencial de transformação das nossas cidades e, consequentemente, produz impactos diretos na forma como a sociedade contemporânea se relaciona com a natureza. Parte essencial da experiência de visitar a CASACOR Minas está relacionada aos espaços verdes. Os jardins são um respiro visual em meio ao circuito da mostra. Dos ambientes externos aos espaços internos, o verde se faz presente como elemento essencial de bem-estar, sustentabilidade e conexão com a vida contemporânea. Nesta edição especial, que celebra três décadas de história, os profissionais envolvidos mostram como o paisagismo pode ressignificar espaços, despertar sentidos e transformar o cotidiano em momentos de contemplação e equilíbrio.

Cozinha QuintoAndar 03 - Foto Jomar Bragança

Cozinha QuintoAndar 03 – Foto Jomar Bragança

Jardins externos

Logo na entrada, o público é recebido pelo Jardim Semear Sonhos, de Wanderlan Pitangui. Concebido para valorizar a entrada principal do edifício, utiliza espécies de média altura, preservando a visibilidade da fachada, compondo com delicadeza e equilíbrio o conjunto visual da construção.

Jardim (IN)SPIRA, de Kat Rosa - Foto Jomar Bragança

Jardim (IN)SPIRA, de Kat Rosa – Foto Jomar Bragança

O Jardim Elo, de Ariel Teixeira, foi criado para conectar três ambientes. Com formas orgânicas e escultóricas, texturas naturais e uma extensa variedade de espécies tropicais marcantes, o espaço se destaca em meio ao circuito

No Quintal dos Sonhos, de Cris Zumpano, montando em um deck de ipê natural em meio aos jardins que o circundam, a arquiteta escolheu espécies marcantes, como as bromélias e o cacto Rabo de Macaco, em harmonia com o colorido das apreciadas orquídeas da espécie Vanda.

Jardim das Taquaras - Felipe Fontes - Foto Jomar Bragança

Jardim das Taquaras – Felipe Fontes – Foto Jomar Bragança

O Jardim (IN)SPIRA, de Kat Rosa, reúne elementos naturais e sensoriais, oferecendo um respiro real e simbólico.  O conceito está pautado na singeleza, passando a ideia de um campo que abraça poucas espécies e se colore com tons de verde e outras nuances. Entre os destaques, a nobre Acácia Seyal com seu tronco vermelho e tortuoso, em contraste com a folhagem fina e verde.

No Jardim das Taquaras, o paisagista Felipe Fontes optou por seguir uma linha naturalista, criando uma atmosfera moderna. A ideia foi valorizar as formações naturais, criando contrastes com as construções do entorno. Entre as espécies escolhidos, estão bambus, capins, samambaias e a composição de folhagens diversas oferecendo uma estética rica que é rica em texturas e movimentos.

Jardim Elo, de Ariel Teixeira - Foto Henrique Queiroga

Jardim Elo, de Ariel Teixeira – Foto Henrique Queiroga

O Quintal de Dentro, de André Rocha e Tiago Rossi tem inspiração nas linhas elegantes do Art Déco, com influência dos clubes italianos, e na memória afetiva dos pomares. A ideia foi criar um espaço de permanência. Para isso, eles escolheram espécies frutíferas, como a romã, que acompanha a trilha das chaises, propondo um convite ao repouso e à contemplação.

O Jardim:Raízes do Tempo, assinado pela equipe da Dr. Do Mato Soluções em Paisagismo, mistura espécies nativas e ornamentais, formas orgânicas e linhas precisas, criando um mural verde para os visitantes do restaurante Minéra. Troncos, pedras e folhagens esculturais evocam a passagem dos anos, enquanto as práticas sustentáveis nele aplicadas reforçam o compromisso com o amanhã. Um projeto de paisagismo criado para contemplar o tempo e a natureza.

Jardim Raizes do Tempo - Dr. do Mato - Foto Studio2pontozero

Jardim Raizes do Tempo – Dr. do Mato – Foto Studio2pontozero

 

Paisagismo em vasos

Dentre os 49 ambientes desta edição, alguns se destacam em relação ao paisagismo. Na Cozinha QuintoAndar, que tem projeto da Balsa Arquitetura, o jardim montado em vasos de diferentes tamanhos oferece um toque fresco a um dos espaços mais criativos da casa.

Na Confraria, Beth Nejm escolheu a simbólica Oliveira, criando uma composição que surpreende e valoriza ainda mais seu projeto. No escritório Silêncio Fértil, Maycon Altera optou por um exemplar de Ficus Lyrata para criar um cantinho confortável voltado para momentos de descanso e leitura. No Living Mineiridade, Flávia Roscoe brinca com volumetria e espécies exaltando as potencialidades do verde no dia a dia. Na Sala dos Espelhos, da Esc Arquitetura, espécies populares, como a espada de São Jorge e o mandacaru dialogam com a curadoria de arte e mobiliário, minuciosamente planejada. A Sala Elos, Gislene Lopes, também abriga um vaso monumental de Oliveira, exaltando a beleza e a robustez dessa espécie milenar.

Jardim Semear Sonhos - Wanderlan Pitangui - Foto Jomar Bragança

Jardim Semear Sonhos – Wanderlan Pitangui – Foto Jomar Bragança

No banheiro Curvas do Interior, Texturas do Tempo, de Bruna de Sá e Chico Casarões, a vegetação tem protagonismo fundamental, em jardineiras que se estendem pela bancada. No Living Raízes, de Manuela Senna, o paisagismo aposta na exuberância do cróton, com suas folhas vibrantes e coloridas.  No paisagismo, do Encontro e Alento, da Framo Arquitetura, dois vasos da Organne: um abriga uma árvore de Jasmim Manga e o outro com um arranjo de galhos secos. A Casa Boa Vista Deca, da Maraú Design Studio, conta com uma horta na bancada, deixando todas as ervas à mão, sempre que precisar. O Piano Bar, de Gláucia Britto, aposta numa jardineira repleta de folhagens, criando um ponto de contemplação e conexão com a natureza. No Loft Essência, de Graziella Nicolai, o jardim cria a divisão entre ambientes. Para o Origem Minas, Cynthia Silva optou pelas jaboticabeiras, espécie bastante apreciada pelos mineiros. No banho público Terra que Reflete, de Mariana Borges, a vegetação aparece por meio de uma fresta, fazendo uma alusão às nossas florestas.

Quintal de Dentro - André Rocha e Tiago Rossi - Foto Eudes Campomizzi

Quintal de Dentro – André Rocha e Tiago Rossi – Foto Eudes Campomizzi

A 30ª CASACOR Minas Gerais vai até dia 05/10, na PUC Minas Lourdes(Rua da Bahia, 2020). Ingressos disponíveis no site(www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.

A CASACOR Minas Gerais é realizada pela Multicult, e conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são: Coral Tintas, Banco BRB, ArcelorMittal. Entre os patrocínios locais, estão: PUC Minas, OOH Brasil, Brastemp e QuintoAndar. A energia oficial é fornecida pela Click Livre. A 30ª CASACOR Minas ainda conta com os apoios do Sebrae, Portinari, Guararapes, CAU/MG, NEOOH e BH Airport.

Quintal dos Sonhos – Cris Zumpano – Foto Fabrício Januário

A 30ª CASACOR Minas Gerais vai até dia 05/1o, na PUC Minas Lourdes(Rua da Bahia, 2020). Ingressos disponíveis no site(www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.

Sobre a CASACOR Minas

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2025 chega à sua 30ª edição em Minas Gerais, com 17 praças nacionais (São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

SITE: www.casacor.abril.com.br

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

 

Sobre a PUC Minas

Considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil, a PUC Minas é a única instituição privada de Minas Gerais a fazer parte do ranking das melhores universidades do mundo: o Times Higher Education 2025. Com 66 anos de história, é reconhecida pelo mercado como uma das mais inovadoras do Brasil e uma das quatro mais respeitadas pelos empregadores do país (RUF 2024). O Campus Lourdes é a Unidade Educacional mais recente da Universidade e está estruturado em diversos prédios próximos ao Circuito Praça da Liberdade, com diversos laboratórios equipados com o que há de mais moderno para atender as necessidades dos cursos ofertados, salas de monitoria, entre outros espaços de estudos e convivência. Atualmente, a PUC Minas Lourdes oferta 17 cursos de graduação, além de cursos de graduação no formato EAD, Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais e inúmeros cursos de pós-graduação oferecidos pelo IEC PUC Minas, presente na região desde 1995.

Sobre a Multicult

A Multicult é uma empresa sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, especializada em ações e serviços nas áreas de Planejamento, Curadoria, Produção e Articulação para eventos, projetos e iniciativas nas áreas de Arquitetura, Cultura, Design, Gastronomia e Contemporaneidade. Entre os principais projetos desenvolvidos pela Multicult estão a CASACOR Minas, a Mostra 100% Minas e o Restauro da antiga sede da Rede Ferroviária Federal.  Além disso, a Multicult também desenvolve uma série de ações e eventos especiais ao longo do ano como palestras, exposições, mostras e publicações voltadas para a área de economia criativa.

 

30ª CASACOR Minas Gerais

Horário de funcionamento:

Terça a sexta-feira:  Bilheteria: 14h às 21h | Visitação: 14h às 22h

Sábados:  Bilheteria: 12h às 21h | Visitação: 12h às 22h

Domingos:  Bilheteria: 12h às 19h | Visitação: 12h às 20h

*Nos feriados a CASACOR não altera o horário de funcionamento.

Ingressos:

Inteira – R$ 90 de terça a sexta / R$ 100 sábado e domingo

Meia Entrada: R$ 45  de terça a sexta / R$ 50 sábado e domingo

Válida para Idoso/Estudante/Professor/PCD/Id Jovem – Mediante apresentação de documento comprobatório

Passaporte (*Meia entrada não se aplica)

3 Dias = R$ 200

6 Dias = R$ 380

Ilimitado = R$ 950

 

CASACOR Minas Gerais

Onde: Rua da Bahia, 2020 – Lourdes – Belo Horizonte – MG

Quando: Até 05 de outubro

Ingressos pelo site: www.casacor.com.br

Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/

 

Assessoria de imprensa : 

www.aduplainformacao.com.br

@aduplainforma

Posts relacionados

Deixe um comentário