A inteligência artificial (IA) se consolidou como uma tecnologia transformadora em múltiplas indústrias, e o setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC, na sigla em inglês) não é exceção.
Ao contrário do temor que muitos expressam sobre a possibilidade de a IA substituir empregos criativos, a realidade é que essa tecnologia atua mais como um catalisador para o talento humano. Não é por acaso, portanto, que hoje 41% das empresas do setor AEC já utilizam a IA em pelo menos algum de seus processos diários, de acordo com o RIBA AI Report 2024.
Isso ressalta a tendência crescente de adoção de uma tecnologia cada vez mais indispensável e com benefícios tangíveis nos processos da construção. Um exemplo claro é o uso da IA em programas como o SketchUp, o software de design e modelagem 3D mais utilizado no mundo, no qual os profissionais podem empregá-la como apoio para automatizar tarefas repetitivas, como a criação de imagens, liberando assim tempo para se concentrarem no desenvolvimento criativo e na tomada de decisões estratégicas.
O impacto na produtividade
A inteligência artificial também está revolucionando a produtividade no setor da construção. Segundo o Gitnux MarketData Report 2024, cerca de 40% das tarefas na fase de desenvolvimento de design podem ser automatizadas graças à IA. Isso inclui desde análises preditivas para a gestão de projetos, o que reduz o tempo investido em tarefas manuais e diminui a margem de erro humano.
Por exemplo, a IA pode analisar grandes volumes de dados em tempo recorde, facilitando a tomada de decisões fundamentadas e otimizando a alocação de recursos. Além disso, melhora a precisão no planejamento dos processos, permitindo cumprir prazos de maneira mais rigorosa.

Divulgação :SketchUp
IA no desenho 3D
No campo da modelagem 3D, a IA permite que os designers explorem e visualizem ideias de forma mais fluida e rápida. Isso porque oferece múltiplas iterações de um projeto em questão de minutos, possibilitando que as equipes avaliem mais opções em menos tempo e tomem decisões mais informadas.
De forma geral, os algoritmos de aprendizado de máquina em diversos setores são capazes de reconhecer padrões e analisar dados históricos para prever melhores práticas. No design, isso inclui a otimização de espaços, a avaliação de materiais e a previsão de problemas estruturais antes que eles ocorram na obra física.
No caso específico do SketchUp, essa tecnologia está presente em ferramentas como o Diffusion [LABS], que utiliza algoritmos generativos de IA para criar imagens renderizadas a partir de modelos 3D em questão de segundos. Esse processo elimina a necessidade de gerar manualmente imagens detalhadas, liberando os profissionais das tarefas mais repetitivas.
Em um cenário onde a inteligência artificial está cada vez mais presente, os profissionais que a adotarem e dominarem junto com o SketchUp terão uma vantagem significativa. O futuro do design e da construção se baseia em uma colaboração na qual a tecnologia potencializa as habilidades humanas para levar os projetos a novos níveis de inovação.
Sobre o SketchUp
Com mais de 33 milhões de usuários, o SketchUp é o principal software de design entre profissionais criativos da arquitetura, design de interiores, construção e outros setores. A criatividade, a flexibilidade e os fluxos de trabalho conectados são a base do SketchUp, permitindo que os usuários transformem grandes ideias em realidade. De projetos de design de interiores e construção de casas personalizadas até edifícios complexos e energeticamente eficientes, o SketchUp possibilita liberar a criatividade para definir, aperfeiçoar e criar. O SketchUp facilita a eficiência interfuncional por meio da modelagem em 3D, objetos parametricamente configuráveis pré-construídos, atribuição de tarefas, documentação em 2D, visualização em realidade virtual, detecção de colisões e ferramentas de sustentabilidade, garantindo o cumprimento dos objetivos de redução a zero.
O futuro está em suas mãos
Software de modelação 3D | Arquitetura | Desenho | Software de desenho 3D | Desenho digital