Arquiteta explica como usar a cor de 2026 na arquitetura e na decoração

Eleita pela WGSN | Coloro, a Transformative Teal inspira composições equilibradas e cheias de personalidade

por Equipe Viva Decora
0 comentários
Projeto Camila Palladino | Neste projeto, objetos decorativos com cor adicionam um toque de personalidade na sala.

A WGSN, em parceria com a Coloro, anunciou a Transformative Teal como a cor do ano de 2026. A tonalidade surge como uma fusão fluida entre o azul escuro clássico e o verde aquático, evocando profundidade, frescor e movimento atributos que refletem um período global de mudanças, reinvenção e busca por estabilidade emocional.

Versátil e atemporal, o Transformative Teal vai além das tendências passageiras e se posiciona como uma cor de apoio, capaz de transformar ambientes sem excessos. Para a arquiteta Camila Palladino, à frente do escritório Palladino Arquitetura, a principal orientação é encarar a cor como ponto de partida criativo.

É importante lembrar que a cor é uma inspiração. Não necessariamente é preciso usá-la de forma literal, é possível brincar com tons semelhantes e criar composições harmônicas”, explica a profissional.

 

Projeto Camila Palladino | Neste projeto, objetos decorativos com cor adicionam um toque de personalidade na sala.

Foto: MM Foto e Imagem | Projeto Camila Palladino | Neste projeto, objetos decorativos com cor adicionam um toque de personalidade na sala.

 

Na decoração, a cor pode ser incorporada de maneira sutil, em propostas mais minimalistas, aparecendo em obras de arte, objetos decorativos, almofadas ou peças de design, adicionando personalidade e sofisticação aos espaços.

 

Projeto Camila Palladino | Utilizar cores nos cômodos deixam o ambiente mais alegre, como na parede da cabeceira deste dormitório.

Foto: David Aranha | Projeto Camila Palladino | Utilizar cores nos cômodos deixam o ambiente mais alegre, como na parede da cabeceira deste dormitório.

 

Já em projetos mais ousados, a cor ganha protagonismo em paredes, funcionando como pano de fundo para cabeceiras de cama ou como destaque na sala de estar, valorizando painéis de televisão e marcenarias.

 

Projeto Camila Palladino | A cor também pode aparecer nos revestimentos, como na piscina, uma mistura de tonalidades que dão a sensação de bem-estar.

Foto: David Aranha | Projeto Camila Palladino | A cor também pode aparecer nos revestimentos, como na piscina, uma mistura de tonalidades que dão a sensação de bem-estar.

 

Outra possibilidade está no uso em revestimentos, especialmente em ambientes como lavabos, banheiros e áreas externas. “É interessante explorar variações da paleta em superfícies como cerâmicas, pastilhas e até na piscina, criando jogos de cor que reforçam a sensação de continuidade e bem-estar”, comenta Camila.

 

Projeto Camila Palladino | O sofá colorido pode ser o ponto central de uma decoração.

Foto: Henrique Ribeiro | Projeto Camila Palladino | O sofá colorido pode ser o ponto central de uma decoração.

 

Nos espaços sociais, a cor também pode aparecer de forma marcante no mobiliário, como em sofás, poltronas ou cadeiras, trazendo um ponto de cor elegante e contemporâneo à sala de estar. A combinação com materiais naturais, como madeira e pedra, potencializa ainda mais o efeito acolhedor da tonalidade.

Sobre Camila Palladino

Camila Palladino, arquiteta e urbanista a mais de 15 anos no mercado, é reconhecida por desenvolver projetos inovadores e exclusivos, tanto residenciais como corporativos. Seu objetivo é atender as especificidades de cada caso nos mínimos detalhes, proporcionando assim, a efetiva concretização dos sonhos de seus clientes. Projetos residenciais que abraçam seus moradores; projetos corporativos integrativos que refletem o perfil de cada empresa e projetos comercias que encantam e conquistam seu público alvo.

Se inspire nos projetos do escritório Palladino Arquitetura e dos outros profissionais cadastrados no Viva Decora Pro.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário