A obra “As Carpas” dá boas-vindas ao público no ex-parque gráfico da NSC, em Capoeiras, e traduz em arte a parábola budista do Portal do Dragão
Quem chega à CASACOR SC | Florianópolis 2025 logo é surpreendido por uma pintura monumental que se destaca na fachada do ex-parque gráfico da NSC, em Capoeiras. Com 20 metros de largura por 9 de altura, o mural “As Carpas” é a nova criação do artista argentino Marcelo Urizar – que tem o nome artístico de Murizarte, e que há mais de uma década deixa sua marca em diferentes edições da mostra.

Fachada da CASACOR SC em Florianópolis tem a obra “As Carpas” – Foto/Marcelo urizar
Esta é a 12ª participação de Murizarte na CASACOR SC. Desde 2014, suas pinturas murais se tornaram parte da identidade da mostra, e desta vez não poderia ser diferente: a obra, vibrante e dominada pelo amarelo, é um convite para mergulhar em reflexões sobre superação, luz e transformação.
Este é o momento de aproveitar o “photopoint” gigante e fazer muitas fotos para marcar a visita à mostra de 2025 em Florianópolis.
A inspiração: o Portal do Dragão

Artista Marcelo Urizar, autor da obra “As Carpas” com a diretora da CASACOR SC, Francis Bernardo – Foto/Carlos Alves
Praticante budista, Marcelo Urizar buscou inspiração para este mural no texto “O Portal do Dragão” do budismo Nichiren Daishonin. A parábola compara a jornada de uma carpa nadando contra a correnteza e tentando ultrapassar uma cachoeira à busca pela iluminação espiritual. Aquelas que conseguem, transformam-se em dragões.
“Assim como as carpas, nós também enfrentamos desafios cotidianos. A superação constante é o que nos leva a um estado mais elevado de vida. Essa metáfora sempre me inspira e achei que traduz bem o espírito da CASACOR: a evolução dos profissionais a cada edição e também do público, que se permite novas experiências”, explica o artista.
No mural, as carpas nadam em um cenário que remete a um pantanal visto de cima. Flores de lótus, folhas arredondadas e até um barco azul com guarda-sol compõem o ambiente aquático, enquanto sombras e volumes criam sensação de profundidade. Nas extremidades, cubos em 3D com nuvens representam o próprio céu, ampliando a leitura da obra.
A cor da luz

Marcelo Urizar – Foto/Divulgação
O amarelo é protagonista em “As Carpas”. Mais que uma escolha estética, trata-se de uma cor carregada de significados para o artista. “É minha cor preferida desde a infância. No tarot, o 19 é o Sol, que coincide com a data do meu nascimento. Para mim, o amarelo é luz”, conta.
Coincidentemente ou não, a Tintas Coral, patrocinadora oficial da mostra, elegeu o Curry Dourado como a cor de destaque de 2025. Para o artista, foi a oportunidade perfeita de unir sua afinidade pessoal à tendência da temporada.
Entre técnica e superação
Pintar um mural desse porte exigiu não apenas inspiração, mas também técnica e logística. Com o apoio de uma plataforma elevatória — recurso disponibilizado pela mostra —, o trabalho, que normalmente levaria semanas, foi concluído em sete dias.
Ainda assim, o processo foi manual do início ao fim. Sem uso de projetores, óculos 3D ou métodos digitais, Murizarte confiou apenas em sua percepção espacial, na trena e na experiência adquirida na faculdade de arquitetura.
“É um trabalho que exige preparo físico e mental. O mais demorado não é a pintura em si, mas todo o processo de preparar o muro, ajustar tintas, lidar com o clima. Dessa vez, a plataforma foi essencial para que tudo acontecesse no tempo previsto”, comentou.
Arte como portal
Mais que um mural decorativo, “As Carpas” funciona como um portal simbólico para quem visita a CASACOR SC Florianópolis 2025. Ao trazer a lenda budista para a fachada, Murizarte propõe que cada espectador reflita sobre sua própria jornada de superação, esperança e transformação. “É isso que a arte faz: cria pontes entre o que sentimos e o que podemos ser. As carpas representam todos nós”, conclui o artista.
Sobre a sede
O Parque Gráfico que sedia a CASACOR SC | Florianópolis 2025 é um endereço histórico da mídia catarinense, onde por mais de três décadas foram impressos os jornais da NSC, como o Diário Catarinense e o Hora de SC. Com a evolução da comunicação no digital, os jornais foram integrados ao portal NSC Total, ampliando seu alcance em um mundo mais conectado, com publicações em tempo real. Já a edição impressa, chega para os assinantes aos finais de semana.
Patrocínios, fornecedores e apoios
DECA – Patrocínio master | CORAL – Tinta oficial | BRB – Banco oficial | DIMAS – Patrocínio loca | GUARARAPES – Apoio local | VOLVO – Carro oficial | REVEEV – Fornecedor oficial | ÁRTICO – Fornecedor oficial | LK DESIGN – Hotel Oficia | ITAPEMA FM – Rádio oficial | FAVRETTO – Apoio de divulgação | NSC TOTAL – Parceiro de mídia | VEJA – Parceiro de mídia | UNIFIQUE – Fornecedor de Wi-fi | CINDAPA – Monitoramento oficial |
CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2025
Quando: De 28 de setembro a 9 de novembro de 2025.
Horários: De terça a sábado, das 13h às 21h. Domingos e feriados, 13h às 19h. As operações de restaurante, wine bar e hamburgueria têm horários estendidos, das 12h às 22h.
Onde: Ex-parque gráfico da NSC. Avenida Governador Ivo Silveira, 3811 – Capoeiras, Florianópolis – SC.
Mais informações: https://casacor.abril.com.br/pt-BR/mostras/florianopolis-2025
Assessoria de imprensa :
Alessandra Cavalheiro
Florianópolis/SC