Prêmio Deca 2025 anuncia vencedores em noite de celebração

Prêmio Deca

por Equipe Viva Decora
0 comentários
Vencedores e jurados Prêmio Deca 2025

A 28ª edição consagra o talento de profissionais e estudantes que, com criatividade e propósito, assinam projetos relevantes de arquitetura e interiores do país.

Vencedores e jurados Prêmio Deca 2025

Vencedores e jurados Prêmio Deca 2025 – Foto: Rafael Renzo

Em uma noite de reencontros e grande expectativa, o júri da 28ª edição do Prêmio Deca, consagrada premiação que transforma criatividade em reconhecimento e experiências que inspiram o futuro, revelou os talentos que estão moldando o futuro da arquitetura e do design de interiores no país. O anúncio dos vencedores aconteceu no Cine Marquise, no Conjunto Nacional, em São Paulo, com apresentação de Mel Fronckowiak. A celebração seguiu em um coquetel na Casa Dexco, embalada por um show de Luiza Possi, e reuniu importantes nomes do setor.

A edição 2025 apresentou nove categorias, divididas entre profissionais e estudantes, e duas frentes inéditas: Ícone da Arquitetura e Revelação da Arquitetura, criadas para homenagear trajetórias consolidadas e impulsionar novos profissionais do setor. O ponto alto da noite foi o anúncio da vitória do Studio MK27, que levou o título de Ícone da Arquitetura sob aplausos de pé da plateia.

“Fiquei emocionada ao receber o título de Ícone da Arquitetura no Prêmio Deca 2025. Ver a plateia nos acolher com tanta admiração foi realmente tocante. Este é um prêmio muito importante, que já faz parte da história da arquitetura no Brasil. É uma tradição. Valorizando o passado, o presente e o futuro, ele reconhece tanto os jovens talentos quanto os profissionais mais experientes. E isso é o máximo” afirma Diana Radomysler, diretora de interiores da Studio MK27.

 

Vencedores – Categoria Profissional

  • Cozinha para receber (CASACOR) – Carlos André Retondaro Marino, Estúdio Brisa do Norte
  • Cozinha para receber (Residencial) – Evandro Melato e Pabrício Amaral, Cozinha ao Vento – Pirapanema
  • Design para Ver e Viver – Daniel Coutinho Pasquotto, Chuveiro Nômade
  • Refúgio de Bem-estar (CASACOR) – João Panaggio, Casa Paulistana
  • Refúgio de Bem-estar (Residencial) – David Bastos, Rio Verde – Copacabana
  • Viver Ambientes – Bruno Silva, Cozinha Atelier
  • Revelação da Arquitetura – Estúdio Flume
  • Ícone da Arquitetura – Studio MK27

Vencedores – Categoria Estudante

  • Design para Ver e Viver – Carla Ariane Barichello Vieiro, Cuba Casco
  • Refúgio de Bem-estar – Álvaro Soares Silva, Banheiro Águas da Chapada Diamantina
  • Viver Ambientes – Eduardo Daniel Gust, Cozinha La Danza

Os vencedores da categoria Profissional serão agraciados com uma imersão internacional em Bilbao, na Espanha. E o grande destaque da categoria Viver Ambientes assinará também um espaço exclusivo na Casa Dexco em 2026. Já os premiados na categoria Estudante ganharão visitas guiadas pela fábrica da Deca em Jundiaí e na Casa Dexco, além de um notebook com licenças especializadas para o desenvolvimento de projetos.

 

“Ganhar o Prêmio Deca é um reconhecimento ímpar. Estou muito feliz, animado e lisonjeado por ter sido escolhido para assinar um espaço na Casa Dexco em 2026. Esse projeto tem um significado muito especial” conta Bruno Silva, autor do projeto Cozinha Atelier, vencedor da categoria Viver Ambientes.

 

Entre os premiados da noite, David Bastos foi um dos nomes mais celebrados. Com uma trajetória sólida e reconhecida, o arquiteto é referência por aliar sofisticação e identidade em seus projetos. Na edição 2025, venceu na categoria Refúgio de Bem-estar (Residencial) com o projeto Rio Verde, Copacabana.

 

“Ganhar o Prêmio Deca é um aplauso à minha carreira. Todo dia a gente é desafiado a fazer melhor, e esse projeto foi mais uma chance de me superar. Me inspirei num prédio de 1945 para trazer o Art Déco pra hoje. Acho que consegui, não é?” afirma o David Bastos.

 

Já entre os estudantes, a premiação representa um impulso importante para quem está iniciando na profissão. Carla Ariane Barichello Vieiro, vencedora com a Cuba Casco, se emocionou ao comentar o reconhecimento e destacou o quanto o prêmio fortalece o caminho de jovens talentos que buscam imprimir identidade e significado em suas criações.

 

“Receber o Prêmio Deca ainda como estudante é uma sensação indescritível. Ver meu esforço sendo reconhecido me dá um norte, uma direção. Desenvolvi a Cuba Casco inspirada na minha própria região, Santo Ângelo, que carrega a história dos povos indígenas missioneiros. Quis trazer essa assimetria como forma de mostrar que o bonito está no olhar de quem vê” compartilha Carla Ariane Barichello Vieiro, vencedora com a Cuba Casco.

 

Para Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco, o prêmio reafirma o compromisso da Deca em incentivar soluções inovadoras que dialoguem com os modos de vida contemporâneos. “Acreditamos no poder do design como vetor de mudança, e o prêmio é uma forma concreta de valorizar quem pensa a casa de maneira contemporânea, sensível e responsável. Os projetos selecionados traduzem esse espírito com criatividade e consistência”, afirma.

 

O prêmio é realizado pelo DEXperience, programa de relacionamento da Deca voltado a especificadores, que também contempla as marcas Duratex, Castelatto, Ceusa e Portinari. Além de integrarem esse ecossistema, Portinari e Duratex também participaram da edição como marcas patrocinadoras. A Duratex e a Portinari também estiveram presentes na categoria Viver Ambientes, reforçando a sinergia entre as marcas do grupo e a valorização de soluções que combinam estética, funcionalidade e bem-estar.

Vencedores – Categoria Profissional

Cozinha para receber (CASACOR) – Carlos André Retondaro Marino (Cadé Marino), Estúdio Brisa do Norte

Foto: Rafael Renzo -Alexandre Hepner e Cadé Marino

 

Cozinha para receber (Residencial) – Evandro Melato e Pabrício Amaral, Cozinha ao Vento – Pirapanema

Foto: Rafael Renzo -Guilherme Amorozo, Evandro Melato e Pabrício Amaral

 

Design para Ver e Viver – Daniel Coutinho Pasquotto, Chuveiro Nômade

Foto: Rafael Renzo -Patricia Anastassiadis e Daniel Coutinho

 

Refúgio de Bem-estar (CASACOR) – João Panaggio, Casa Paulistana

Foto: Rafael Renzo -Gustavo Garrido e João Panaggio

 

Refúgio de Bem-estar (Residencial) – David Bastos, Rio Verde – Copacabana

Foto: Rafael Renzo -Ricardo Bello Dias e David Bastos

 

Viver Ambientes – Bruno Silva, Cozinha Atelier

Foto: Rafael Renzo -Helga Dias Junqueira, Bruno Silva e Patricia Cisternas

 

Ícone da Arquitetura – Studio MK27

Foto: Rafael Renzo -Raul Guaragna, Diana Radomysler e Marcio Kogan – Studio MK27

 

Vencedores – Categoria Estudante

Design para Ver e Viver – Carla Ariane Barichello Vieiro, Cuba Casco

Foto: Rafael Renzo -Cauã Cobuci e Carla Ariane Barichello Vieiro

 

Refúgio de Bem-estar – Álvaro Soares Silva, Banheiro Águas da Chapada Diamantina

Foto: Rafael Renzo -Taissa Buescu e Alvaro Soares

 

Viver Ambientes – Eduardo Daniel Gust, Cozinha La Danza

Foto: Rafael Renzo -Paula Neder e Eduardo Gust

 

Sobre a Deca: Com trajetória de mais de 70 anos, a Deca é a maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro, além de exportadora para os quatro continentes. Faz parte da Dexco, maior casa de marcas do setor de construção, reforma e decoração do Brasil. Tendo o design, qualidade e inovação como seus grandes diferenciais, os produtos Deca entregam soluções para transformar os espaços em ambientes únicos, inspiradores, onde a forma e função estão em total sinergia para trazer mais bem-estar, impacto positivo e cuidado na vida das pessoas. É realizadora do Prêmio Deca, que já está em sua 28ª edição – premiação de maior referência no segmento de arquitetura e design de interiores, que celebra o trabalho de grandes nomes da arquitetura e design nacionais e contribui na revelação de novos talentos.

 

Assessoria de  imprensa :

FSB Comunicação

Posts relacionados

Deixe um comentário