Reforma equilibra o ‘lifestyle’ dos moradores com minimalismo, conforto e iluminação, valorizando o imóvel para compradores em potencial.
Conciliar personalidade e valorização para um público amplo: esse é o ponto de partida do Projeto Helena, que resultou em um lar cheio de propósito. Pensado para acolher um jovem casal em São Paulo, o apartamento de 65 m² ressignificou os conceitos de aconchego e autenticidade, aliado à versatilidade.

Fotos : Dander Freitas | Projeto arquiteta e designer de interiores Rafaela Giudice
No Projeto Helena, assinado pela arquiteta e designer de interiores Rafaela Giudice, os gostos pessoais dos moradores guiaram as escolhas, priorizando uma atmosfera intimista, integração entre ambientes e o aproveitamento da luz natural. O desafio, porém, foi criar uma identidade multifuncional que dialogasse com novos perfis de compradores, principalmente à longo prazo.

Fotos : Dander Freitas | Projeto arquiteta e designer de interiores Rafaela Giudice
À frente da proposta, Rafaela explica que o fato do apartamento ter sido adquirido com objetivo de venda – mas que serviria como ‘lar’ durante um período – norteou a base para as escolhas. Boa parte da sua assinatura se destacou ao traduzir o desejo dos clientes em soluções que refletissem sua marca pessoal dentro do espaço.
A arquiteta destaca que o minimalismo foi a principal referência para unir a ideia central do casal ao exibir menos elementos com a oportunidade de tornar o ambiente ainda mais charmoso. “Eles queriam algo clean, sem muitas cores, mas ao mesmo tempo, algo que trouxesse um aconchego. Pensamos muito sobre o design escandinavo como referência para esse projeto”, comenta a designer.

Fotos : Dander Freitas | Projeto arquiteta e designer de interiores Rafaela Giudice
Segundo Rafaela, uma das principais transformações, à começar pela área da cozinha, foi a troca de revestimentos pela linha gouache assinado pela Portobello. O espaço também contou com o toque especial da marcenaria MDF savana e azul petróleo, da Guararapes, trazendo sofisticação, modernidade e aconchego. Imprimindo o charme do granilite para ambientes sociais do apartamento, a designer escolheu o porcelanato palladio branco da Eliane, em um contraste com o vinílico da Tarkett nos quartos.
Durante a reforma, além de otimizar os espaços e priorizar o bem-estar, o planejamento acerca da ‘arquitetura residencial’ foi essencial para a valorização do imóvel. À pedido dos clientes, Rafaela conta que foi criado um ‘canto alemão’, que tem como um dos apoios uma cristaleira que separa a sala do corredor, transformando o apartamento em um lar convidativo e atraente para receber amigos e curtir à estadia em casal.
Para ampliar a sensação de conforto e neutralidade, o ‘Helena’ trouxe uma mesa de jantar, com 1,80 m, produzida pela marcenaria parceira do escritório BESPOKE DELA, acompanhada por um banco alemão, também desenhado pelo office de Rafaela. Para sofisticar o espaço, algumas cadeiras azuis acrescentam um toque de cor. Além disso, um ‘rack’ sob medida – também idealizado pela arquiteta – percorre toda a parede do ambiente acompanhado de iluminação indireta, feito através de um perfil de led embutido na marcenaria. A elegância minimalista é intensificada com a textura de cimento queimado, na cor brilho de Estrela, da Suvinil, que atribui calor e aconchego ao espaço.

Fotos : Dander Freitas | Projeto arquiteta e designer de interiores Rafaela Giudice
Nesta remodelação, Rafaela mostra que as mudanças estruturais proporcionam uma adaptação ideal para os moradores, ao mesmo tempo em que realçam o apartamento com a criação de novos ambientes. “Unimos dois quartos, aproveitamos o banheiro de serviço e uma parte da lavanderia para criar uma suíte com closet. Apesar do banheiro não ser grande, o tamanho do closet e a transformação em suíte contribuíram significativamente para dar um destaque no imóvel”, aponta.

Fotos : Dander Freitas | Projeto arquiteta e designer de interiores Rafaela Giudice
O projeto autoral foi cuidadosamente planejado para criar um ambiente funcional, aconchegante e único. A iluminação, trabalhada de forma indireta, valoriza a sobriedade e a elegância dos espaços, realçada por tons claros, cortinas de tecido e MDF madeirado em acabamento mais opaco. Contribuindo para a autenticidade do espaço, as paredes do corredor também foram transformadas em uma galeria de arte ao utilizar obras artísticas de autoria dos próprios proprietários. “Essas obras colecionam momentos e viagens incríveis. Tudo que está ali tem uma origem, uma história, é essa a graça da ocupação do projeto: a gente entrega a “casca” e o cliente preenche com suas histórias”, conclui.
Assessoria de imprensa :
www.criativospr.com.br