‘Urban Jungle’, tendência de decoração

'Refloresta' empreendimentos de luxo

por Equipe Viva Decora
0 comentários

Conheça o ‘Urban Jungle’, tendência de decoração que ‘refloresta’ empreendimentos de luxo

Projetos como Ícaro Casa-Térrea, da AG7, trazem o estilo como uma forma de melhorar o bem-estar dos moradores, promovendo a conexão com a natureza

Uma nova tendência vem tomando conta dos projetos de arquitetos e decoradores nos últimos anos, principalmente no mercado de wellness building: o “Urban Jungle”, estilo de decoração que plantifica as moradias, com o objetivo de aumentar o bem-estar dos moradores.

Divulgação: AG7

De acordo com Alexia Motter, gerente do projeto Ícaro Casa-Térrea e sócia da AG7, principal incorporadora do setor no Brasil com foco em alto padrão, esse conceito vem ganhando cada vez mais força pelo contraste ao caos das grandes metrópoles. “Quem prioriza a qualidade de vida compreende a importância da biofilia em seus lares, uma prática que comprovadamente melhora todos os aspectos do dia a dia”, diz.

Divulgação: AG7

Um exemplo de dado que reforça essa sensação pode ser encontrado no relatório ‘O Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho’, do Human Spaces. Segundo a pesquisa, 15% das pessoas que trabalham em ambientes que possuem contato com a natureza demonstram um nível de bem-estar maior do que aquelas em situação oposta.

Divulgação: AG7

Alexia explica: “Ter uma ‘minifloresta’ em casa transforma o espaço em um lugar sereno, que reduz o estresse encontrado nas cidades grandes. A presença de plantas nos ambientes contribui para um ar mais limpo, diminui os níveis de ruído e cria uma atmosfera agradável, o que, consequentemente, ajuda em fatores como a melhora do humor, concentração e produtividade.”

Ícaro Casa-Térrea

No Brasil, alguns empreendimentos que adotam o conceito de “Urban Jungle” já estão ganhando destaque no mercado. Um dos principais é o Ícaro Casa-Térrea, projeto desenvolvido pela AG7, em Curitiba, Paraná.

Com paisagismo assinado por Ricardo Cardim, uma referência nesse segmento, os projetos integram a biodiversidade nativa ao ambiente urbano. A estrutura do Ícaro Casa-Térrea é pensada para valorizar a biofilia dos moradores. “Nós respeitamos a paisagem de Curitiba, trazendo as araucárias e perpetuando essa natureza extraordinária da região, que também é um símbolo cultural muito importante”, afirma Cardim.

Divulgação: AG7

Cardim também ressalta a integração com a natureza. “A ideia desse projeto é que as pessoas tenham a sensação de integração com a natureza real, com a natureza herdada, com os pássaros nativos, as borboletas; que as crianças tenham contato com a Mata Atlântica. É um projeto do século 21 que integra a nossa biodiversidade nativa com o conforto da modernidade do viver.”

Metade do terreno do Ícaro Casa-Térrea é de mais de 20 mil m² é composta por um bosque de araucárias e espécies nativas de Mata Atlântica e Campos Gerais. Os parques privativos ocupam 9 mil m² dessa área, que é destinada à preservação, enquanto os lagos ornamentais têm 288 m². Todos estão integrados com áreas comuns e serviços de bem-estar personalizados.

“O morador pode combinar uma caminhada em uma trilha repleta de plantas que celebram a identidade brasileira com um mergulho nas piscinas externas, desfrutando do ‘ar livre’ de uma maneira única e exclusiva”, afirma Alexia. “Não se trata só de comodidade e lazer, mas de incorporar a qualidade de vida como uma parte fundamental de uma rotina saudável e que inspira a qualidade de vida”, complementa.

Com um VGV de R$ 600 milhões, o Ícaro Casa-Térrea está localizado no Novo Ecoville, região curitibana que vem sendo revitalizada e atualmente é considerada um dos melhores locais para se viver no país. O empreendimento tem apenas 38 unidades exclusivas, de 470 a 1,4 mil m², com obras que serão iniciadas em agosto. 

Sobre a AG7

AG7 é uma das principais incorporadoras de alto luxo e wellness building do Brasil, pioneira em conectar saúde e bem-estar a moradias inovadoras e de alto padrão. Há mais de 10 anos nesse mercado, a empresa já recebeu certificados importantes como o selo Fitwel, Green Building, reconhecimento internacional de prédio mais saudável do mundo, o prêmio Rethinking The Future Architecture Awards 2020, pelo edifício Ícaro e 2022 pelo AGE360, um dos prêmios mais importantes do mundo do universo da arquitetura e design. Está também em processo de certificação para virar uma empresa Sistema B. https://ag7.co

Assessoria de imprensa :


MOTIM
www.motim.cc 

Posts relacionados

Deixe um comentário