Barroco e ciclo do ouro inspiram nova experiência de hospedagem na CASACOR Minas 2025

CASACOR Minas 2025

por Equipe Viva Decora
0 comentários
Foto: Jomar Bragança - Sérgio Viana Arquitetura/Divulgação

Projeto da Sérgio Viana Arquitetura, a Suíte Hotel Ouro do Cerrado celebra os 30 anos da mostra mineira oferecendo um conceito único que une experiência sensorial e design contemporâneo

A CASACOR Minas 2025 é palco de uma suíte de hotel que une tradição e visão de futuro em uma nova proposta de hospedagem. Projeto da Sérgio Viana Arquitetura, a Suíte Hotel Ouro do Cerrado é um dos destaques da mostra – um ambiente que traduz a essência da hotelaria mineira de acolhimento valorizada por um design único. “Sempre enxergamos a CASACOR como um espaço para provar, provocar e revelar o que acreditamos na arquitetura. Em 2025, o desafio foi criar a Suíte Ouro do Cerrado, um projeto que traduz o nosso olhar sobre experiência, história e contemporaneidade. Com ela, estreamos no setor de hotelaria, entregando uma nova proposta de hospedagem, que enfatiza a imersão do hóspede na cultura e história do local, em qualquer parte do mundo”, afirma Sérgio Viana, um dos arquitetos mais prestigiados nos segmentos corporativo e de alto padrão.

Foto: Jomar Bragança – Sérgio Viana Arquitetura/Divulgação
-Quarto de banho da Suíte Hotel Ouro do Cerrado

A Suíte Hotel Ouro do Cerrado se insere em um movimento global da hotelaria contemporânea, que privilegia a autenticidade cultural e transforma cada hospedagem em uma imersão no território e em sua história. Por isso o conceito do espaço possui dois pilares regionais – o ciclo do ouro e as pinturas barrocas do século XVIII – que se aliam à uma experiência personalizada de alto padrão e modernidade.

A paleta de cores vai do marrom profundo ao dourado/ouro envelhecido, passando por beges e mostardas – tons que evocam tanto as paisagens minerais do Cerrado quanto a densidade simbólica do Barroco. A iluminação foi pensada para integrar o espaço de maneira acolhedora, favorecendo a suavidade e a qualidade da luz para momentos, seja para leitura, descanso ou refeições.

Detalhes customizados para cada
Foto: Studio Tertulia – Sérgio Viana Arquitetura/Divulgação

Para criar a Suíte Hotel Ouro do Cerrado, o arquiteto e sua equipe visitaram, durante quase dois meses, ícones da hotelaria brasileira, como o Grande Hotel Termas de Araxá (MG), o Rosewood Hotel (SP) e o Hotel Fasano (SP). O processo de imersão também contou com entrevistas a donos de hotéis, buscas por referências à hotelaria mundial na literatura e no cinema, além de um mergulho nas referências históricas de Ouro Preto. “A suíte não replica um hotel antigo, mas reinterpreta a lição que esses espaços nos deram: a importância da pausa e do silêncio como parte da vivência”, completa.

Colaborações e design autoral

A Suíte Ouro do Cerrado destaca ainda o trabalho de marcas e designers brasileiros. A decoração conta com peças de artesãos locais. Materiais como camurça, devorê, madeira, espelhos e luz indireta colaboraram com detalhes que reforçam a narrativa estética do projeto. A cabeceira da cama foi desenhada por Sérgio Viana e executada pela loja de móveis São Romão, de Belo Horizonte, que também co-criou com o arquiteto a mesa de centro do quarto, uma peça exclusiva e pensada para esse projeto. A marcenaria da suíte oferece peças com encaixes impecáveis e acabamentos que respeitam a paleta do ambiente e feita para permanecer. Na sala de banho, as pedras utilizadas possuem uma textura mineral única, com tons de mostarda, dourado envelhecido e nuances terrosas. A sintonia do material com o projeto foi tamanha que o material foi batizado com o nome do ambiente – Ouro do Cerrado.

Os tecidos utilizados nas cortinas, almofadas e no revestimento da cabeceira foram escolhidos para reforçar a vivência de aconchego, com tramas, texturas e desenhos que deram autenticidade e vida ao projeto final. O enxoval é da linha de hotelaria acima de 600 fios da Trousseau. “Cada peça foi escolhida com olhar personalizado: textura, toque, temperatura. Tudo feito para envolver e acolher, transformando o ato de dormir e de despertar em mais uma experiência”, explica o arquiteto.

Foto: Jomar Bragança - Sérgio Viana Arquitetura/Divulgação

Foto: Jomar Bragança – Sérgio Viana Arquitetura/Divulgação -CASACOR Minas 2025: Suíte Hotel Ouro do Cerrado – Sérgio Viana Arquitetura

Mais do que um ambiente de mostra, a Suíte Hotel Ouro do Cerrado representa uma reflexão sobre o futuro da hospitalidade. Num cenário em que turistas buscam hospedagens autênticas e sensoriais, o projeto reafirma o valor da imersão integrada à cultura local como protagonista na hotelaria contemporânea. Para Sérgio, um dos diferenciais hoje dos hotéis de luxo é “a oferta de uma experiência personalizada para cada hóspede, adaptando o espaço de acordo com as necessidades e gostos de cada visitante”. Para reforçar esse conceito, o espaço vai receber, durante toda a exposição, diferentes tipos de ambientação, pensadas para distintos hóspedes e ressignificando o momento para cada um. Para isso, a hospedagem é totalmente automatizada, permitindo criar diferentes cenários e ambientes por meio de iluminação, projeções e música.

A Suíte Hotel Ouro do Cerrado está em exposição na CASACOR Minas 2025 até 5 de outubro, em Belo Horizonte. “Essa edição é um marco não só para o evento, que celebra seus 30 anos, mas também para a Sérgio Viana Arquitetura, que completa uma década no mercado. Esse convite nos fez revisitar nossa trajetória e as histórias reais que ajudamos a construir. A Suíte Hotel Ouro do Cerrado é um novo passo da CASACOR e do nosso escritório rumo ao futuro”, finaliza Sérgio Viana.

Projeto: Sérgio Viana Arquitetura

Ambiente: Suíte Hotel Ouro do Cerrado

Mostra: CASACOR Minas 2025

Fornecedores:

São Romão – Mobiliário solto, execução da cabeceira e mesa de centro

Líder Interiores – Armários planejados e painéis

Regina Barbi – Tecidos para cortinas, cabeceira e almofadas

Tapetart – Tapete sob medida

Trousseau – Enxoval

Directa – Pedras e Revestimentos minerais

Sollos – Luminárias Jader Almeida

Templuz – Projeto de iluminação

Essense – projeto de automação

Fotografia – Marcela Bartolomeo Escritório de Arte

Arte – Galeria Lemos de Sá

 

Sobre Sérgio Viana 

Com mais de 23 anos de trajetória, Sérgio Viana consolidou-se como um dos arquitetos mais prestigiados nos segmentos corporativo e de alto padrão em Minas Gerais. À frente do Sérgio Viana Arquitetura, há 10 anos desenvolve projetos que se destacam pelo design autoral e inovador, aliados a uma abordagem sensorial que transforma espaços em experiências memoráveis.

Reconhecido por prêmios como Planeta Casa, CASACOR Minas, Deca e POPAI Brasil, Viana assina projetos para marcas de relevância nacional e internacional, como Fundação Dom Cabral, Arena MRV, Minasmáquinas Mercedes-Benz, Tracbel, OAB MG, AvantGarde Motors, referência em automóveis premium. Em 2025, ampliou seu repertório para o segmento de hotelaria de luxo, com a suíte-conceito do Hotel Ouro do Cerrado na CASACOR Minas, reafirmando sua visão de uma arquitetura que une memória, inovação e experiência.

 

Assessoria de imprensa :

Casa9 Agência de Comunicação

www.agenciacasa9.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário