Artista imprime seu olhar poético em peças exclusivas criadas para o ambiente do arquiteto Walter Schimmelpfeng

Foto : ©RdeVicq – Lilian Malta participa da CASACOR Bahia 2025
Depois de estrear com destaque na edição paulista da CASACOR, Lilian Malta amplia sua presença na principal mostra de arquitetura com uma participação marcante na CASACOR Bahia 2025. A convite do arquiteto Walter Schimmelpfeng, a artista desenvolveu peças cerâmicas exclusivas para compor a Casa Sabin, um ambiente sensorial que ressignifica a experiência do cuidado em saúde com beleza, acolhimento e propósito.
A cerâmica de Lilian, conhecida por unir delicadeza estética e força simbólica, encontra perfeita sintonia com o conceito do espaço, que propõe uma ruptura com a frieza dos ambientes clínicos tradicionais e aposta em uma atmosfera emocionalmente reconfortante. Modeladas em porcelana Bone China, suas criações evocam o gesto artesanal e a conexão com a natureza, atributos que se desdobram aqui em objetos de presença silenciosa, mas profundamente sensíveis.
Inspirado pelo tema “Semear Sonhos”, o projeto de Schimmelpfeng, desenvolvido pelo escritório Andrade Schimmelpfeng para o Grupo Sabin, propõe uma nova forma de pensar a arquitetura voltada ao bem-estar, a partir de uma perspectiva inclusiva, sensorial e feminina. As peças assinadas por Lilian Malta incorporam esse espírito ao atuarem como elementos de transição entre o material e o simbólico.

Foto : Denilson Machado – Lilian Malta participa da CASACOR Bahia 2025
“É um convite ao cuidado. À escuta. E ao afeto”, define a artista. “Na Casa Sabin, busquei criar peças que pudessem conversar com o espaço de forma sutil, oferecendo acolhimento a partir da forma, da textura e da intenção com que foram feitas.”
A Casa Sabin, instalada em um dos edifícios mais emblemáticos do Convento Nossa Senhora das Mercês, desconstrói a estética fria normalmente associada a espaços de saúde. Em vez disso, oferece uma experiência sensorial guiada por afeto, escuta e acolhimento. Nesse contexto, as cerâmicas de Lilian Malta não são meros objetos decorativos, mas extensões poéticas desse cuidado. Suas peças criam pausas visuais que conectam o visitante ao tempo presente, resgatam memórias e reforçam o valor da presença.
Sobre Lilian Malta
Lilian Malta é bióloga de formação e artista por descoberta. Inspirada pela natureza e guiada por uma busca incansável por qualidade e profundidade, encontrou na cerâmica um território fértil para explorar forma, matéria e emoção. Desde julho de 2023, com a criação de sua marca autoral, desenvolve peças em porcelana Bone China a partir de seu ateliê nos Jardins, em São Paulo. Suas obras traduzem referências absorvidas em vivências e estudos na Inglaterra, Itália, Dinamarca, Japão e Coreia do Sul, e são criadas manualmente com olhar artístico e rigor técnico.
Assessoria de imprensa :
a4&holofote comunicação