Você sabe o que é drywall? Apesar de já conhecido no exterior, esse sistema construtivo ainda é pouco aproveitado no mercado brasileiro devido à falta de informação. Muitos profissionais têm dúvidas sobre resistência e durabilidade desse método, o que limita sua utilização em projetos.
Pensando nisso, preparamos um post para esclarecer as principais questões e desmistificar ideias equivocadas sobre o que é drywall. Assim, você pode conhecer melhor as suas possibilidades na arquitetura e no design de interiores. Confira!
Afinal, o que é drywall e para que serve?

Drywall foi criado em 1989, nos Estados Unidos, por Augustine Sackett – Foto: Shutterstock
O que é drywall ainda gera dúvidas, apesar de ser um sistema amplamente utilizado em diversos países. Criado em 1898 nos Estados Unidos por Augustine Sackett, revolucionou a construção civil ao substituir métodos tradicionais por chapas de gesso revestidas com papel cartão.
A chapa de drywall é composta por um núcleo de gesso natural com aditivos, revestido por duas lâminas de cartão duplex. Enquanto o gesso confere resistência à compressão, o cartão garante resistência à tração, tornando o material mecanicamente resistente.
Durante a I Guerra Mundial, o drywall ganhou espaço e passou a ser adotado na Europa, América Latina, Ásia e África. No Brasil, chegou em 1970 e vem sendo incorporado a diferentes projetos, embora ainda seja subutilizado diante das suas diversas aplicações.
Na construção de paredes e forros, as chapas de drywall são fixadas em perfis de aço galvanizado, que garantem sustentação e estabilidade à estrutura. O sistema inclui ainda massas e fitas para acabamento, resultando em superfícies uniformes e prontas para pintura ou revestimentos.
Além de sua aplicação prática, o drywall permite criar divisórias, melhorar o isolamento acústico, embutir iluminação e até compor móveis e nichos, tornando-se uma alternativa eficiente e versátil para a construção civil.
Quais são as vantagens do drywall?

Flexibilidade no layout: drywall permite mudanças fáceis e sem grandes reformas – Foto: Shutterstock
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é drywall e as suas vantagens, saiba que esse sistema oferece diversos benefícios além dos já mencionados. Entre eles, destacam-se:
- espessura reduzida das paredes: permite a construção de divisórias mais finas, com cerca de 10 cm de espessura, resultando em um aproveitamento maior da área útil, que pode chegar a 4%;
- resistência ao fogo e proteção contra fungos e insetos: devido à sua composição, o drywall apresenta características que aumentam a segurança e a durabilidade das estruturas;
- material leve: as chapas de drywall são significativamente mais leves que os materiais tradicionais da construção civil, reduzindo a carga sobre as lajes dos edifícios;
- flexibilidade no layout: a facilidade de instalação e remoção das paredes de drywall possibilita maior liberdade no planejamento de ambientes, o que permite alterações no layout sem grandes reformas.
Quais são os principais mitos sobre o drywall?

Drywall suporta revestimentos variados, como porcelanato, madeira e texturas – Foto: Shutterstock
Muitas dúvidas ainda cercam o que é drywall, especialmente sobre sua resistência, isolamento e aplicação. Mitos espalhados no mercado fazem com que profissionais deixem de aproveitar as vantagens desse sistema. Confira as verdades por trás das questões mais comuns neste tópico!
Drywall é resistente?
É comum acreditar que o drywall não oferece resistência suficiente. No entanto, mesmo com placas de pequena espessura, os fabricantes asseguram que o material suporta tremores, choques e vibrações sem sofrer danos. Além disso, permite a instalação de portas, absorvendo impactos diários.
Para garantir a alta resistência do drywall, a instalação deve ser feita por profissionais especializados e com dimensionamento adequado ao pé-direito da edificação. A espessura das placas varia conforme as cargas aplicadas, como bancadas de pedra e móveis.
Em condições normais, a durabilidade do drywall é indeterminada. O sistema foi aprovado em testes de impacto e desempenho, atendendo às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O drywall pode ser usado em áreas úmidas?
A resistência do drywall à umidade depende do local onde será instalado. Esse sistema foi desenvolvido apenas para áreas internas, não sendo indicado para intempéries ou grandes cargas estruturais, como telhados ou lajes.
Porém, pode ser utilizado em ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros. Para essas aplicações, existem chapas específicas conhecidas como “placas verdes”, que contêm hidrofugantes em sua composição e protegem a superfície contra respingos e vapor condensado.
Em áreas constantemente molhadas, como box de banheiro, é necessária a impermeabilização da parede, que pode ser feita com mantas asfálticas.
O drywall oferece isolamento térmico e acústico?
Ao contrário do que se pensa, as divisórias de drywall oferecem bom isolamento termoacústico. O material já apresenta desempenho satisfatório, mas sua eficiência pode ser ampliada com a inclusão de materiais fibrosos entre as chapas. como lã de rocha ou lã de vidro.
Vale destacar que os fabricantes disponibilizam linhas específicas para diferentes necessidades, com tabelas de desempenho térmico e acústico de cada tipo de chapa.
O drywall pode ser usado além de paredes e forros?
O drywall vai além de paredes e forros. Esse sistema pode ser utilizado em projetos residenciais, comerciais e industriais, tanto em novas construções quanto em reformas e retrofit.
Além das aplicações mais comuns, o drywall pode esconder tubulações (shafts), engrossar paredes, cobrir aberturas e corrigir falhas na obra. Também pode ser usado na montagem de móveis fixos, painéis artísticos, cortineiros e sancas.
É possível fixar objetos e móveis no drywall?
Muitos acreditam que não é possível pendurar objetos pesados em paredes de drywall. No entanto, quando instalado corretamente, o sistema suporta bancadas embutidas e equipamentos como TVs e ar-condicionados split.
Para objetos de até 10 kg, no entanto, recomenda-se o uso de buchas específicas. Já para pesos entre 10 kg e 40 kg, as buchas devem ser fixadas nos montantes metálicos. Para cargas acima de 60 kg/m², é necessário reforço na estrutura metálica com placas de madeira ou chapas metálicas fixadas entre os perfis.
O drywall pode receber revestimentos?
Diferente do que muitos pensam, o drywall aceita diversos tipos de acabamentos e revestimentos, como pintura, texturas, cerâmicas, porcelanatos, pastilhas, laminados e madeira. Para garantir aderência, a aplicação deve ser feita com massa específica. Materiais muito pesados exigem cantoneiras para distribuir a carga nos montantes metálicos.
O drywall permite instalações elétricas e hidráulicas?
Outro equívoco comum é a ideia de que o drywall não permite a passagem de tubulações. Na realidade, esse sistema facilita a instalação de eletrodutos e canos dentro de sua estrutura, que pode ser fixada ao teto por pólvora ou aparafusada em perfis metálicos.
Isso representa uma vantagem significativa, pois eventuais reparos podem ser feitos sem a necessidade de quebrar a parede inteira, o que torna a manutenção mais prática e rápida.
O drywall é mais caro que a alvenaria?
Muitos acreditam que o drywall é mais caro do que a alvenaria. Porém, para uma análise justa, é preciso considerar outros fatores além do custo do material, como tempo de execução, volume de mão de obra e desperdício de materiais.
A instalação rápida reduz o tempo da obra, diminuindo custos com mão de obra. O desperdício de material também é menor, já que o drywall pode ser quantificado com precisão. Enquanto a alvenaria gera cerca de 20% de resíduos, o drywall produz apenas 5%, sendo 100% reciclável.
Conseguiu entender que é drywall e por que ele tem sido cada vez mais utilizado na construção civil? Como pode conferir, esse sistema inovador oferece versatilidade, rapidez na instalação e menor desperdício de materiais, tornando-se uma escolha eficiente para diversos projetos.
E se você é um profissional da área e deseja ampliar as suas oportunidades, cadastre-se na Viva Decora Pro e conecte-se a clientes em busca de especialistas na área da construção!