O Pavilhão “Our Second Skin” discute de maneira crítica o uso contemporâneo do vidro na arquitetura e integra a edição SHIFT, que celebra os 10 anos da Bienal
A arquiteta Sol Camacho, diretora do escritório RADDAR, é uma das participantes da 6ª edição da Bienal de Arquitetura de Chicago (CAB 6), que celebra seu 10º aniversário.
O convite destaca a profunda pesquisa que seu escritório vem desenvolvendo sobre o vidro, um elemento central na arquitetura contemporânea.
Com o tema “SHIFT: Arquitetura em Tempos de Mudança Radical”, a Bienal, sob direção artística de Florencia Rodriguez, reúne mais de 100 projetos de 30 países para refletir sobre os novos rumos da arquitetura. O evento, inaugurado em 19 de setembro de 2025, aborda temas urgentes como habitação, ecologia e inovação de materiais, e é nesse contexto que a RADDAR apresenta o pavilhão Our Second Skin.

Crédito: Cortesia Raddar
A investigação sobre o vidro tem raízes na atuação de Sol Camacho como diretora cultural do Instituto Bardi/Casa de Vidro (2017–2022). Essa experiência inspirou um estudo aprofundado sobre o material, que já resultou em outros projetos, como a exposição “Pavilhões de Vidro” (Escola da Cidade, São Paulo, 2023) e o livro “Pavilhões de Vidro: uma Tipologia de Vanguarda”. A participação na Bienal de Chicago é o mais novo desdobramento desse percurso.
O pavilhão Our Second Skin é o resultado de quatro anos de pesquisa e materializa a visão curatorial de que o vidro se tornou uma “segunda pele” da humanidade: uma superfície que reflete utopias e ideologias, proporciona uma relação direta com a natureza, traz luz aos nossos ambientes, mas que também expõe as contradições de seu uso indiscriminado e, por vezes, ambientalmente nocivo.
No espaço expositivo, mais de 2.200 peças de vidro, bordas descartadas da produção industrial, formam uma pele translúcida. “Ao preservar as marcas do processo de fabricação, os fragmentos revelam seu passado líquido e fazem alusão à produção ininterrupta da indústria”, fala Sol Camacho – que desenhou o pavilhão no seu escritório, em São Paulo, a partir de uma peça que pediu durante uma visita a uma fábrica de vidro.
No interior da instalação, um ensaio audiovisual com trechos de 18 entrevistas, realizadas por Sol Camacho com colegas arquitetos, engenheiros, artistas e outros especialistas entre 2022 e 2024, convida o público a questionar o uso do vidro. “O objetivo é reconhecer suas qualidades únicas e, ao mesmo tempo, propor diretrizes sobre como projetar com o material no futuro. A pesquisa não tem uma posição predeterminada sobre o material. Minha intenção é descobrirmos como chegamos à paisagem urbana que nos rodeia em São Paulo ou Chicago”.
A participação de Sol Camacho na 6ª Bienal de Arquitetura de Chicago inclui uma série de eventos e exposições pela cidade. Na semana de abertura, houve participação em um encontro sobre a nova arquitetura e em uma conversa sobre a arquitetura contemporânea latino-americana. E ainda a abertura de instalações na Graham Foundation, no Stony Island Arts Bank e no Griffin Museum of Science and Industry.
No período de 06 a 10 de novembro haverá exposição no espaço da Hancock Tower e a abertura de uma nova instalação no Millennium Park. No encerramento da Bienal, o lançamento do livro “Glass Pavilions” em fevereiro de 2026, como parte integrante do projeto “Our Second Skin.
Sobre a RADDAR
A RADDAR, escritório de arquitetura fundado e dirigido por Sol Camacho em São Paulo, atua em múltiplas escalas, unindo pesquisa e prática em projetos que dialogam com os desafios urbanos contemporâneos. Seu trabalho conecta arquitetura, arte, cultura e iniciativas sociais, valorizando as camadas da cidade e entendendo a arquitetura como prática técnica, mas também como ato cívico e cultural.
Sobre Sol Camacho
Sol Camacho é mestre em arquitetura pela Universidade de Harvard. Atuou internacionalmente em cidades como Cidade do México, Paris, Boston, Chicago e Nova Iorque, sempre em projetos ligados à cultura, patrimônio e cidade. Foi co-curadora do Pavilhão Brasileiro na Bienal de Veneza de 2018 e diretora cultural do Instituto Bardi/Casa de Vidro por cinco anos. Atualmente, além de dirigir a RADDAR, leciona na Escola da Cidade, em São Paulo, e participa ativamente de debates e projetos sobre arquitetura, urbanismo e conservação do patrimônio.
6a Bienal de Arquitetura de Chicago – 2025
Título edição: “SHIFT: Arquitetura em Tempos de Mudança Radical”
Local: Chicago Cultural Center (78 E Washington St, Chicago, IL 60602, USA) e outros pontos espalhados pela cidade
Período de exibição: 19/09/2025 – 28/02/2026
Ingressos: Entrada livre – acesso gratuito
Título Pavilhão RADDAR: “Our Second Skin”
Direção: Sol Camacho
Equipe de Projeto: Sol Camacho, Frederico Leite, Maria Vitória Martins e Thamires Garcia
Equipe de Escritório: Fabiana Perazolo, Gabriel Souza, Juliana da Mata, Jessica Chang, Marina Mello, Mayara Macedo
Conceito do Vídeo: RADDAR
Edição de Vídeo: PIVO Audiovisual
Design Gráfico: Estúdio Cru
Consultoria Estrutural: Estrutural Engenharia
Vidro: Pilkington NSG (Doação das peças de vidro)
Processamento do Vidro: Cat-i Glass Mfg.
Estrutura: Steady Rest Metal Works
Ganchos Acrílicos: American Acrylics
RADDAR
[email protected]
[email protected]
www.raddar.org
Instagram: @_raddar
Bienal de Arquitetura de Chicago (Chicago Architecture Biennial)
https://chicagoarchitecturebiennial.org/
Instagram: @chicagoarchitecturebiennial
Assessoria de imprensa :
a4&holofote comunicação






