Pesquisa do Sebrae Minas confirma que empreendedores estão investindo em ações para reduzir o impacto ambiental e garantir uma gestão ética, transparente e socialmente responsável
25 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Sustentabilidade. Há exatamente uma década, em setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a Agenda 2030 e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um plano de ação global para erradicar a pobreza e garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental. Os pequenos negócios têm avançado em boas práticas relacionadas aos ODS, como mostra pesquisa realizada pelo Sebrae Minas.
De acordo com o estudo, no aspecto ambiental, a maioria dos empreendedores entrevistados afirma que já adota medidas para economia de energia (83%) e redução de uso de plástico (73%), além de iniciativas de reciclagem e reaproveitamento de materiais (60%) e economia de água (50%).
Já no campo social, o apoio à diversidade destaca-se entre as práticas mais adotadas pelos pequenos negócios. Sete a cada 10 empreendedores ouvidos pela pesquisa afirmam se posicionar a favor da diversidade e inclusão de pessoas de diferentes gêneros, raças, idades e orientações sexuais. Entre esses, quatro a cada 10 dizem que garantem a igualdade de salários e oportunidades de crescimento profissional a seus colaboradores.

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Pequenos negócios têm avançado em boas práticas relacionadas aos ODS
Já no âmbito da governança, segundo a pesquisa, mais da metade dos entrevistados adota práticas de gestão de riscos, que envolve a identificação, avaliação e implementação de medidas para mitigar ameaças potenciais que podem afetar o negócio. Quase a mesma proporção informa que a empresa conta com canais de escuta que permitem identificar oportunidades de melhorias, aumentar a satisfação e fidelização de clientes, e promover uma cultura de transparência e confiança.
“A pesquisa confirma que os pequenos negócios de Minas Gerais têm valorizado e investido cada vez mais em boas práticas de sustentabilidade, não apenas para reduzir custos e fortalecer a reputação da marca, mas como um caminho necessário para preservar os recursos naturais, garantir a qualidade de vida das pessoas e a longevidade dos negócios”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Atitudes simples, grandes transformações
No bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, uma empresa familiar vem mostrando como pequenas atitudes podem gerar grandes transformações. À frente da Mantiqueira Bela, especializada na produção de antepastos, o empreendedor Rildo Machado conta que a preocupação com a sustentabilidade surgiu logo no início de sua jornada à frente do negócio.
A situação foi corriqueira e curiosa. “Estávamos em uma feira vendendo nossos produtos e servíamos em colheres de plástico. Uma cliente não quis e pediu para colocar a geleia na mão dela, porque não queria a colher de plástico. Isso nos impactou e, logo, passamos a utilizar talheres de papel e bambu”, recorda.
A partir desse episódio, a empresa adotou outras práticas sustentáveis que hoje fazem parte de sua identidade, como a compostagem de resíduos para entrega a pequenos produtores locais, e o reaproveitamento de potes de vidro, com direito a promoção para clientes que retornam as embalagens.
Rildo conta que o esforço tem dado resultado. “O retorno é muito positivo. Nossos produtos já são muito bem aceitos no mercado e têm visibilidade. Esse viés de sustentabilidade também ajuda a empresa a ganhar novos clientes que têm a mesma preocupação.”
Ele conta com a esposa Jeane e os filhos Eduardo e Leonardo na gestão do negócio familiar. Leonardo, que é estudante de Engenharia Ambiental, destaca o diferencial da marca: “Nossa empresa é um exemplo de como valores sustentáveis podem se tornar diferenciais competitivos, aproximar gerações e abrir caminhos para novos mercados.”
Inteligência a favor da sustentabilidade
As boas práticas de sustentabilidade são fundamentais para a competitividade empresarial. Para apoiar os pequenos negócios na adoção de iniciativas ajustadas à sua realidade, o Sebrae Minas lançou o curso “Mais Lucro, Menos Custo com ESG”.
A ferramenta é gratuita e inclui um chatbot que possibilita identificar ações práticas e imediatas, além de um diagnóstico com respostas rápidas que avaliam o estágio de maturidade do negócio conforme os critérios de ESG: ambiental, social e governança. A novidade pode ser acessada pelo link.
Assessoria de Imprensa :
Sebrae Minas