Em ação inédita da VML Brasil criada para o mês do DNA, Genera redefine forma de as pessoas enxergarem a arte – e a si mesmas – criando uma galeria de arte para cada código genético
Já imaginou explorar e interagir com sua identidade por meio de obras de arte, de uma forma completamente única? Agora, isso é possível. No mês em que se celebra a descoberta do DNA (25 de Abril), a Genera – primeiro laboratório de genômica pessoal do Brasil – se uniu à VML Brasil para criar uma forma única de chamar atenção para nossa relação com a ancestralidade: a “Self Gallery”, a primeira galeria de arte personalizada pelo DNA.

Divulgação : Genera /VML Brasil
Em um mundo onde os museus tradicionais frequentemente privilegiam uma visão da história da arte centrada em narrativas europeias, a “Self Gallery” surge como uma plataforma que amplia a representatividade e democratiza o acesso à produção artística de mais partes do globo. O conceito é simples: basta acessar o site da “Self Gallery” e incluir os percentuais de seu teste genético da Genera – ou, caso a pessoa não tenha feito um, calibrar uma estimativa de percentuais de ancestralidade das diferentes partes do globo. Em poucos instantes, uma exposição única e personalizada será gerada, conectando a identidade genética do usuário a obras de arte extraídas de coleções digitais de museus e galerias ao redor do mundo.
O algoritmo desenvolvido para a ação leva em conta o percentual de carga genética daquele indivíduo e de diferentes partes do planeta e oferece uma visão 360 da sua própria galeria – com obras temáticas ou produzidas por artistas das diferentes regiões que compõem aquele determinado material genético. A “Self Gallery” se baseia na objetividade dos dados para oferecer uma experiência que amplia o acesso à produção artística de artistas de outras origens e trajetórias, jogando luz sobre nuances e novas narrativas sobre a própria história de cada pessoa.

Divulgação : Genera /VML Brasil
A ação é elegível para pessoas que tenham ou não feito o teste genético da Genera. Mas, se considerado o total de pessoas que já fizeram, são potencialmente 400 mil “self galleries” que podem ser criadas. Isso representa um universo 15 vezes maior do que a soma de todas as galerias e museus de arte existentes no mundo.
Enquanto exploram suas galerias virtuais, os visitantes podem aprender mais sobre as obras e os artistas em exibição, além de compreender como cada peça se relaciona com sua identidade genética. A experiência também permite a interação entre usuários, possibilitando a exploração de diferentes perspectivas e a criação de novas conexões por meio da arte.
A campanha inclui um filme hero de 30 segundos, que apresenta esse novo jeito de conectar as pessoas à arte de maneira personalizada. “A Self Gallery é uma maneira inovadora de traduzir a identidade de cada indivíduo em uma experiência artística única. Com esse filme, queremos mostrar que a arte e a ciência podem se conectar de forma surpreendente e emocional“, afirma Gabriel Sotero, diretor executivo de criação da VML Brasil. Para os diretores de criação Jean Guelre e Luiza Sá, a iniciativa oferece um mergulho que pode mudar a forma como as pessoas se conectam com sua ancestralidade. “Sabemos do poder da arte para criar laços emocionais e novas conexões sobre nossas identidades. A Self Gallery leva esse potencial a um novo patamar, com uma experiência virtual muito transformadora”, comentam.
Já para a Genera, a campanha reforça seu compromisso em oferecer mais conhecimento às pessoas sobre sua história genética e como isso contribui para sua compreensão da própria identidade. “Nosso objetivo sempre foi empoderar nossos clientes a entenderem mais sobre si mesmas. A Self Gallery é uma maneira muito visual e especial de mostrar isso aos nossos clientes”, explica Ricardo Di Lazzaro – cofundador de Genera e responsável pela vertical de genômica pessoal de Dasa Genômica.
Para lançar a iniciativa, Genera e VML Brasil criaram uma ativação no Museu da Imigração, neste dia 15 de abril, para que os visitantes do museu pudessem experimentar a iniciativa por meio de um totem interativo.
Sobre a Genera
Primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, oferecendo uma análise completa do DNA de cada pessoa. Fundado em 2010, é pioneiro no Brasil e tem se consolidado como referência na área, com mais de 400 mil testes realizados, seguindo rigorosamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com um dos maiores bancos de dados genômicos da América Latina, Genera utiliza inovações tecnológicas, como inteligência artificial e big data, para oferecer resultados personalizados e auxiliar na identificação de predisposições genéticas a doenças graves, como câncer e diabetes. A marca tem contribuído para a promoção do autoconhecimento e da saúde preventiva, permitindo que as pessoas façam escolhas informadas sobre sua saúde com base nas informações genéticas. Também desempenha um papel importante no mapeamento das diversas origens genéticas no Brasil, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira. Desde 2019, Genera integra a Dasa, uma das principais redes de saúde do Brasil.
Assessoria Imprensa
Genera – Bowler Comunicação
www.bowler.com.br
VML Brasil
www.vml.com