Francisco Morais se destaca na CASACOR Minas com o ambiente Encontro e Alento

CASACOR Minas

por Equipe Viva Decora
0 comentários

Explorando as possibilidades do tema “Semear Sonhos”, o ambiente é um espaço voltado para reflexão, pausa e reconexão emocional.

Para sua quinta participação consecutiva na CASACOR Minas, o arquiteto Francisco Morais, fundador da Framo Arquitetura, escolheu investir na criação de um espaço voltado para receber e também para se reconectar, proporcionando os momentos de descanso e apreciação do entorno.

Foto : Foto Estudio ny18 | Projeto Francisco Morais

Com iluminação precisa e funcional, potencializada pela automação desenvolvida pela Smart You — que permite criar diferentes cenas e atmosferas — o ambiente ganha destaque pela curadoria de materiais, mobiliário e obras de arte.

Foto : Foto Estudio ny18 | Projeto Francisco Morais

Dividido em 3 momentos distintos, o Encontro e Alento conta uma ampla área social, incluindo um living com um generoso sofá em couro e um apoio de bar, uma sala de jantar com mesa autoral, adega e cristaleira e um espaço de leitura/relaxamento com a presença da icônica poltrona mole, de Sérgio Rodrigues, além de uma lareira Construflama, reforçando o clima intimista e acolhedor, ideal para aquele descanso após um dia de trabalho.

Foto : Foto Estudio ny18 | Projeto Francisco Morais

“No meu ambiente, o estilo nasce do desejo de criar mais do que um lugar — mas uma experiência de presença. A estética parte de um minimalismo sensível, onde cada linha, material e objeto carrega intenção. Não há pressa, excesso ou distração. Apenas o necessário — e o necessário é sempre o que toca”, destaca Francisco Morais.

Foto : Foto Estudio ny18 | Projeto Francisco Morais

Conceitualmente, a sofisticação do projeto é elegante e silenciosa, seguindo o estilo quiet luxury. Ela se revela por meio de escolhas precisas, como as diferentes texturas e o uso de materiais naturais, incluindo a madeira, a pedra, o couro, além da presença do vidro. Tudo foi minuciosamente planejado com o objetivo de oferecer conforto e acolhimento nos momentos mais variados do dia.

Foto : Foto Estudio ny18 | Projeto Francisco Morais

A paleta de cores foi pensada como uma extensão do afeto — mesmo sóbria, ela é um gesto silencioso de acolhimento visual. Os tons não competem, não gritam: eles abraçam. Cada cor é escolhida por seu potencial de criar respiro, intimidade e contemplação, além de evocar sofisticação e elegância de forma leve e sutil.

Foto : Foto Estudio ny18 | Projeto Francisco Morais

A madeira no tom Nogueira Rubi, da Guararapes, com marcenaria executada pela Novare Móveis, envolve todos os ambientes aquecendo e instigando o visitante por meio de sua textura, bastante marcada. Ela atua como um elemento de ancoragem emocional, dando a sensação tátil de estar em casa ou em um ambiente seguro. O uso pontual do Quartzito Tempest Red, fornecido pela Pedra do Frade, é um dos pontos altos do projeto. A pedra escolhida surpreende pela coloração vibrante, resultado da presença de minerais como granada e clorita, aliados ao quartzo de alta pureza, que juntos compõem uma rocha resistente e esteticamente poderosa.

A presença da arte é marcada pelas telas de Rodrigo Tonani, Débora Camargos e Kakati de Paiva(Galeria Murilo Castro), que agregam ainda mais personalidade.

Entre os destaques de mobiliário, estão as peças fornecidas pela Voktum, entre elas, o Sofá Kálos, com desenho de Jayme Bernardo, Mesa em vidro fusing, assinada pelo Studio Arquitetônico, além das cadeiras e aparador da Uultis.

Foto : Foto Estudio ny18 | Projeto Francisco Morais

A escolha de peças icônicas do modernismo, fornecidas pela Galeria Tempus, como as poltronas Mole e Vronka, de Sérgio Rodrigues, e da cadeira GS2, de Giuseppe Scapinelli, estabelecem uma conexão direta com a história do design brasileiro, valorizando nossa identidade e o diálogo com o passado.

Foto : Danilo Brugger | Projeto Francisco Morais

As peças assinadas por Jader Almeida agregam um toque de contemporaneidade, que pode ser conferido nas redes de apoio do sofá, a luminária da bandeja, no banco de apoio que aparece ao lado da poltrona Vronka e na bandeja posicionada dentro da cristaleira. No paisagismo, dois vasos da Organne preenchidos com Jasmim Manga e arranjo de galhos secos.

Foto : Danilo Brugger | Projeto Francisco Morais

Sobre Francisco Morais – www.framo.arq.br

Natural de Itaúna(MG), onde está sediada a Framo Arquitetura, Francisco Morais vem rompendo as barreiras regionais e já concebeu projetos residenciais e comerciais em mais de 30 municípios de diferentes estados brasileiros. Sua estreia na CASACOR Minas ocorreu em 2020 e desde então vem participando anualmente da mostra, com projetos que exploram a criatividade e a autoralidade em sua forma mais genuína.

Francisco Morais apresenta o ambiente Encontro e Alento na 30ª CASACOR Minas

Onde: Rua da Bahia, 2020 – Lourdes – Belo Horizonte – MG

Quando: até 05 de outubro

Ingressos pelo site: www.casacor.com.br

Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/

Assessoria de Imprensa : 
www.aduplainformacao.com.br
@aduplainforma

Posts relacionados

Deixe um comentário