Quinta da Baroneza recebe novo projeto de Rogério Luciani Arquitetura, com foco na simetria, uso de materiais autênticos e fluidez entre os fluxos de circulação

Foto: Leo Giantomasi | Projeto: Rogério Luciani | Arquitetura em estilo toscano na Fazenda Vila Real, em Itu.
Tudo começou lá atrás, em 2016, quando André e Nana se encantaram por uma casa em estilo toscano que o Rogério Luciani tinha projetado na Fazenda Vila Real de Itu. Desde então, a parceria só cresceu — e essa nova casa na Quinta da Baroneza é mais um capítulo dessa história.

Foto: Leo Giantomasi | Projeto: Rogério Luciani | Área externa com piscina em harmonia ao estilo toscano.
Com 1.000 m² de área construída, a residência foi concebida desde a escolha do terreno até os últimos detalhes de acabamento, com acompanhamento próximo dos moradores em cada etapa. A busca pelo lote ideal foi o primeiro passo. O casal queria um terreno com frente larga e um leve desnível em relação à rua, criando uma base perfeita para uma fachada imponente e com a simetria que eles tanto valorizam. “A proporção áurea foi nossa grande aliada para criar equilíbrio e beleza”, conta Rogério.

Foto: Leo Giantomasi | Projeto: Rogério Luciani | Espaço gourmet integrado, com bar, lareira e materiais naturais que reforçam o estilo toscano, na Fazenda Vila Real, em Itu
A volumetria da casa chama atenção logo de cara. O desenho dos telhados, os vãos cuidadosamente alinhados, a cobertura da garagem em diálogo com a da academia… Tudo foi pensado nos mínimos detalhes para garantir harmonia visual, inclusive nos pontos que, à primeira vista, passam despercebidos. “Foi um trabalho de ajustes milimétricos”, comenta o arquiteto. Outro diferencial foi o aumento do pé-direito, agora com 3,20 metros, que trouxe ainda mais leveza e amplitude aos espaços de convivência como a sala de jantar, varanda, área gourmet, spa e academia – todos integrados de maneira fluida.
A planta da casa também reflete essa busca por funcionalidade e conforto. O térreo concentra as áreas sociais, de lazer, hóspedes e serviço, enquanto o pavimento superior abriga as suítes da família. Uma preocupação constante foi organizar os fluxos de circulação de forma clara e eficiente. São três trajetos bem definidos: o social, o de serviço e o de chegada dos moradores.

Foto: Leo Giantomasi | Projeto: Rogério Luciani | Sala de estar marcada pela imponência da pedra natural na parede da lareira, que dialoga com a paleta de cores e texturas.
Quando o assunto é material, não tem conversa: a autenticidade é a regra. Tijolos aparentes, telhas de barro, caixilhos de madeira, mármore travertino romano no acabamento bruto, piso de madeira de demolição… tudo de verdade, com texturas, imperfeições e histórias. A pedra natural também aparece na lareira, reforçando o clima acolhedor e atemporal que a família tanto gosta. “O André é super criterioso. Nada de versões artificiais, tudo precisa ser verdadeiro”, reforça Rogério.

Foto: Leo Giantomasi | Projeto: Rogério Luciani | Sala de jantar integrada, com adega em vidro e madeira que valoriza a sofisticação do estilo toscano.
Para o cliente, o resultado é sempre uma boa surpresa. “O Rogério é muito acessível, responde rápido, entende o que a gente precisa e sempre propõe soluções que fazem sentido. No fim, a casa fica do jeito que eu imaginava… mas com um toque a mais, que só o olhar dele traz. Sempre fico impressionado com o resultado final”, conta André.
Se inspire nos projetos dos profissionais cadastrados no Viva Decora Pro.
Confira também nosso marketplace Viva Decora Shop.