O Rio de Janeiro segue como um dos mais importantes berços criativos do design brasileiro. O projeto Design Carioca Entre Tempos propõe um encontro entre duas gerações de talentos da cidade. Os modernistas, que nas décadas de 1940 a 1970 ajudaram a moldar a identidade do mobiliário nacional, e os contemporâneos, que hoje repensam essa herança com novas linguagens, tecnologias e urgências.
A iniciativa valoriza o trabalho autoral do Rio e resgata o legado do design brasileiro. De um lado, nomes como Joaquim Tenreiro, Oscar Niemeyer, Ricardo Fasanello, Sérgio Rodrigues e Zanine Caldas incorporaram os ideais do modernismo: funcionalidade, estética minimalista, materiais locais e técnicas artesanais. Suas obras revelam o desejo de criar um design verdadeiramente brasileiro, moderno, mas enraizado em nossa cultura e paisagem.

Foto : Arthur Luigi | Cadeira Guto Índio da Costa e sofá Fardos Ricardo Fasanello
Do outro, os designers Fernando Mendes, Gabriela Campos, Gisela Simas, Guto Índio da Costa e Ricardo Graham Ferreira e as ceramistas Denise Stewart e Hanna Englund exploram novas formas, questionam padrões, incorporam sustentabilidade e experimentam tecnologia, sem perder de vista a essência afetiva, solar e orgânica que define a produção feita no Rio.

Foto : FelipeAlberto | Cadeira Ricardo Graham Ferreira

Foto : Arthur Luigi | cerâmicas Hanna Englund e cadeira Ricardo Graham Ferreira.
A proposta é trazer diálogos entre passado e presente, permanência e transformação. O primeiro se deu com a criação da Semana de Design off ArtRio e a realização de uma mostra com selecionados objetos dos designers , no hotel boutique Chez Georges, situado em uma icônica casa modernista projetada por Wladimir Alves de Souza, em Santa Teresa. A estratégia é seguir esse modelo promovendo mais encontros e exposições, em outros estados e até fora do país.

Foto : Arthur Luigi | mesa Bloch Editores Joaquim Tenreiro e poltrona Stela de Sergio Rodrigues

Foto :Felipe Alberto | Mesa de Centro Gisela Simas
– Demos o pontapé! Reunimos tradição e inovação, traduzindo o espírito criativo da produção autoral do Rio. O projeto é um convite para refletir sobre como o design carioca continua a expressar o espírito de seu tempo, com originalidade, liberdade e identidade – declara Andrea Fasanello, filha do designer Ricardo Fasanello e uma das mentoras do Design Carioca Entre Tempos.

Foto :Felipe Alberto | Mesa de Jantar em Pau Marfim Joaquim Tenreiro e Poltrona Anel Ricardo Fasanello
Assessoria de imprensa :
Lucia Rego