O que dizem profissionais da CASACOR SC 2025

Itapema sobre o tema de 2025

por Equipe Viva Decora
0 comentários

Casa cor 2025 “Semear sonhos”

Após estudo, franquia ressalta a necessidade de instigar os profissionais a repensarem suas práticas, num cenário em que cresce a densidade populacional nas áreas urbanas

Todos os anos, a CASACOR elabora uma ampla pesquisa com objetivo de definir o tema que irá nortear os processos criativos em suas franquias. Cada profissional irá traduzir esse tema em seu ambiente. Em 2024, o tema foi “De presente, o agora”, trazendo uma reflexão sobre o legado que a atual geração deixará para seus descendentes. Para 2025, o tema é “Semear sonhos”, apoiado em três pilares: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. A CASACOR SC ouviu profissionais que estão chegando ao elenco da mostra de Itapema para saber quais as suas percepções sobre o assunto e como pretendem inserir o tema em seus projetos.

Créditos : Divulgação Casa Cor SC

Segundo a pesquisa feita para definir o tema Semear sonhos, a grande questão é a vida nas cidades. A CASACOR apurou que o mais recente Relatório das Cidades Mundiais, da ONU-Habitat, aponta que 68% da população será urbana até 2050. Hoje, em média, 56% da população global já vive nessas áreas. A pesquisa acena para a natureza como aliada nas cidades, que é onde a vida acontece. “É preciso imaginar um novo morar e sonhar com o coletivo, num pacto planetário pela sobrevivência da espécie humana.”

Explica a presidente do Conselho Curador da CASACOR, Lìvia Pedreira, que a ideia do tema é instigar os profissionais a repensarem suas práticas, num cenário em que a densidade populacional nas áreas urbanas tende a crescer cada vez mais. A diretora da CASACOR SC, Francis Bernardo, lembra que a franquia catarinense vem se alinhando com os temas propostos, resultando em projetos que ganham destaque nacional. “Consideramos muito importante essa sintonia com o tema, que hoje, tem extrema relevância para a própria vida no nosso planeta”, afirma Francis.

Os três pilares

O tema Semear sonhos, de acordo com a concepção da franquia, foi dividido em três pilares: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. “O primeiro convida a refletir sobre a capacidade de sonhar coletivamente e criar um futuro desejável, que guie as ações do ser humano com harmonia e colaboração. Em seguida, está a integração entre o urbano e o natural, promovendo a ideia de cidades como ecossistemas vivos, que desafiam a separação entre o ambiente construído e a natureza, propondo a criação de cidades que funcionem como florestas. E o terceiro é a colaboração entre diversas disciplinas e culturas, com a transdisciplinaridade sendo fundamental para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis, conectando arquitetura, engenharia, biologia, ciências sociais e muitas outras áreas.”

Veja o que dizem alguns profissionais que estão elaborando seus projetos para a CASACOR SC | Itapema, que entra em cartaz no dia 28 de junho.

Amanda Rocha – Studio AMR

Créditos : Divulgação Casa Cor SC

 

“O nosso espaço vem com a ideia de materializar o conceito Semear Sonhos traduzindo seus pilares em formas, texturas e sensações. A ideia de sonhos coletivos se reflete em um ambiente acolhedor e fluido, onde cada elemento convida à conexão e ao compartilhamento. A integração entre o urbano e o natural surge na paleta neutra e orgânica, no uso de materiais naturais e na presença de elementos que evocam a serenidade da natureza, promovendo um refúgio dentro da cidade. O ambiente vai constar com uma combinação harmônica entre design, conforto e inovação, criando um espaço que inspira colaboração e novas perspectivas sobre o habitar. Está ficando incrível!”.

Leonardo Simões

Créditos : Divulgação Casa Cor SC

“No meu ambiente, pretendo traduzir o tema integrando elementos que promovam a conexão com a natureza, como a implementação de vegetação e revestimentos naturais que é uma característica do escritório. Acredito que pequenas ações, como a criação ou utilização de soluções sustentáveis na arquitetura e no design urbano, podem plantar as sementes para um futuro onde a convivência entre seres humanos e natureza seja mais fluida e inspirada.”

Ketlin Bagattoli

Créditos : Divulgação Casa Cor SC

“Semear sonhos para mim é a capacidade de transformar ideias em realidade, de criar algo que tenha significado e que descreva a essência de alguém. É alimentar uma sementinha que nasceu no coração e fazer com que ela descreva um novo desejo. No universo do design, da arquitetura e da arte, semear sonhos é construir ambientes que transcendem o tempo, que acolhem e inspiram. É pensar em cada detalhe com propósito, respeitando a história e a essência de cada espaço. Significa cultivar projetos e relações com autenticidade, comprometimento e paixão.
No tema CASACOR, considero a importância de projetar pensando no futuro e no propósito, o que um sonho edificado hoje por deixar como legado, e a sustentabilidade é um elemento chave para isso, desde a escolha de materiais, o uso consciente dos recursos naturais, até o envolvimento da biofilia nos projetos. E como resultado temos ambientes que não só encantam, mas também despertam sentimentos positivos e bem-estar para as pessoas, incentivando um futuro sustentável e acolhedor.”
Acredito que o segredo de um sonho, assim como o de uma semente, está na resiliência. Afinal, um sonho sem ação permanece no plano da imaginação, mas quando o nutrimos com trabalho, disciplina e criatividade, ele ganha vida, e existe algo mais lindo do que um sonho ganhando vida?”.

Jackson Zacarias e Evelyn Gruber – Studio Kaza

Créditos : Divulgação Casa Cor SC

 

“Acreditamos que o futuro pertence àqueles que confiam nos seus sonhos. O tema nos transmite a possibilidade de poder plantar ideias, esperanças e inspirações para que elas cresçam e se tornem realidade. Assim como a semente, o ambiente em que vivemos precisa ser cultivado com cuidado, amor e atenção, pois é nele que despertamos os sonhos da vida.
Semear sonhos é a possibilidade dar os primeiros passos, mesmo que pequenos, mas sempre trabalhando em direção aos nossos sonhos, em busca de uma vida mais harmoniosa, sustentável e conectada ao meio ambiente, trazendo conexão com a natureza e bem-estar para saúde mental e física.”

Marice Gandin e Giulia Bogo – Gandin Construtora

Créditos : Divulgação Casa Cor SC

“Sonhos não acontecem sem que antes sejam imaginados. Na arquitetura e no design de interiores, essa ideia se traduz na capacidade de transformar desejos, emoções e necessidades em espaços concretos. O tema Semear Sonhos nos convida a refletir sobre como os ambientes que criamos impactam a vida das pessoas, despertando sensações, inspirando novas histórias e ampliando possibilidades.
Cada projeto nasce de um ideal – seja o conforto de um lar, a harmonia de um espaço de convivência ou a identidade de um ambiente que estimula a criatividade. Assim como uma semente precisa de solo fértil para crescer, um conceito precisa de intenção e propósito para se materializar. Arquitetura e design são, acima de tudo, ferramentas de transformação, onde técnica e sensibilidade se unem para dar forma a ideias.
Semear sonhos é um processo contínuo, que envolve visão, coragem e a crença de que espaços bem pensados podem influenciar o bem-estar e a maneira como vivemos. É um convite para imaginar, inovar e construir realidades onde antes existiam apenas possibilidades. Porque sonhar é o primeiro passo para criar.”

SERVIÇO:

O quê: CASACOR / SANTA CATARINA – Itapema 2025.
Quando: De 28 de junho a 10 de agosto.
Horários: De terça a sábado, das 13h às 21h. Domingos e feriados, 13h às 19h.
Onde: Residencial Villa Maiorca – Avenida Nereu Ramos, 3096, Meia Praia – Itapema.

Assessoria de Imprensa :

Alessandra Cavalheiro – [email protected]

Posts relacionados

Deixe um comentário