Otropicalista participa da exposição VERAS Design

Marcelo Fialho(E) e Marco DJulio do estúdio Otropicalista Credito : Marco Djulio
O estúdio Otropicalista, formado por Marco D.Julio e Marcelo Fialho, integra a mostra VERAS Design, que ocupa os três andares do Centro Cultural Veras, no bairro Córrego Grande, em Florianópolis. Até 03 de maio, o público poderá conferir a exposição que reúne o trabalho de 27 estúdios de design, com curadoria de Celaine Refosco, Célio Teodorico e Simone Bobsin. A programação é ampla e gratuita com visitas guiadas, rodas de conversa e oficinas.

Credito : Soninha Vil
Dois trabalhos do Otropicalista foram selecionados para esta primeira edição: o Biombo Etcetera, desenvolvido em parceria com o ateliê Samba Design. E o painel Lambe Jungle, instalação composta por 110 folhas A3 que podem ser livremente rearranjadas, criando paisagens únicas a partir de fragmentos visuais inspirados na flora de Florianópolis.
O Biombo Etcetera é uma peça multifuncional e autoportante que combina arte, funcionalidade e sustentabilidade. Com estrutura em madeira natural recortada e acabamento em papel de parede Non Woven com estampa exclusiva, o móvel assume diferentes funções: divisória de ambientes, estante, mancebo ou suporte expositivo. Produzido pela Samba Design, a peça destaca-se pela versatilidade e pelo diálogo entre design autoral e práticas artesanais sustentáveis.
O lambe Jungle, por sua vez, propõe uma experiência de montagem e participação coletiva. As imagens, criadas a partir de coletas urbanas e caminhadas dos artistas, estão disponíveis gratuitamente no perfil @otropicalista no Instagram, incentivando o público a compor sua própria floresta visual. Seja em muros externos ou paredes internas. A proposta é democratizar o acesso à arte e valorizar o processo criativo colaborativo.

Creditos : Marco DJulio
Com foco nas interseções entre arte, artesanato e design, o estúdio Otropicalista traz para a exposição o olhar sensível de sua pesquisa sobre a identidade ancestral do Brasil meridional, refletida na materialidade, nas formas e nas narrativas que atravessam suas criações.
A VERAS Design representa um marco para o setor em Santa Catarina, promovendo o reencontro da produção local com o público após uma lacuna institucional de seis anos. A exposição evidencia a força do design catarinense em diferentes escalas e linguagens — do industrial ao artesanal, do funcional ao poético.
Enquanto isso em São Paulo
Além da mostra VERAS Design, o estúdio também apresenta as esculturas em cerâmica Vasos Nanãs na exposição Tempo da Sutileza, em cartaz em São Paulo. Embora não façam parte da exposição em Florianópolis, os Vasos Nanãs mantêm conexão direta com a pesquisa da dupla, evocando símbolos da ancestralidade e da natureza em sua forma escultórica e artesanal.
A exposição “No tempo das sutilezas” propõe uma imersão sensível na percepção do tempo e da vida, destacando a escolha pela organicidade das obras e diversidade da paleta de cores.

Credito : Marco DJulio