Do Brasil para o mundo
É do paradisíaco litoral catarinense, região que surgiu a primeira colônia de pescadores do Brasil, que nasce a inspiração para criar a inovadora Poltrona Landruá. Desenvolvida por brasileiros, os designers Helena Schmitt e Ricardo Gaspar, ela será lançada oficialmente durante a Semana de Design de Milão (Milan Design Week), maior evento do mundo no segmento, realizado entre 7 e 13 de abril, no centro de exposições Fiera Milano, em Milão, e com instalações em diferentes áreas da cidade italiana também.
A poltrona recebeu o nome de Landruá em referência à peça artesanal de madeira utilizada na captura do pescado. Além de uma inspiração, o utensílio foi o fio condutor para dar vida ao mobiliário, que se tornou bem mais do que um item de design. Feita em junco natural e cipó da Amazônia, a poltrona reflete a sintonia entre a sofisticação, o conforto e o bem-estar. O seu formato remete aos três arcos ovalados típicos dos landruás, conferindo uma fluidez visual que dialoga com a organicidade e harmonia das armadilhas de captura. O encosto, com uma trama delicada feita em palha, traz o entrelaçamento das redes de pesca e simboliza a conexão entre a terra e o mar.

Divulgação : Sulvimes / Designers Helena Schmitt e Ricardo Gaspar
“A Poltrona Landruá transcende o design funcional, servindo como um tributo à engenhosidade e criatividade das comunidades ribeirinhas e litorâneas do Brasil. Inspirada em apetrechos tradicionais de pesca, como o próprio landruá e as redes de pesca, seu conceito se revela em cada detalhe, incluindo o trabalho artesanal em sua construção”, explica Helena, uma das designers da peça, e diretora criativa da Sulvimes, empresa de Gaspar (SC) que está à frente da confecção da poltrona.

Divulgação : Sulvimes / Designers Helena Schmitt e Ricardo Gaspar
A peça poderá ser conferida na exposição “Entre Terra e Céu – As Vozes do Design Brasileiro”, no Bianca Maria Palace Hotel. Por meio de uma parceria entre Néia Paz, projetct manager na área, e a plataforma Tropicalistic, 25 designers e artistas brasileiros, que exploram a riqueza da biodiversidade do país, mostrarão seus trabalhos em Milão. “Nossa poltrona é justamente uma celebração da herança cultural brasileira, legado este que ganhará destaque no maior evento de design do ano”, acrescenta Gaspar.

Divulgação : Sulvimes / Designers Helena Schmitt e Ricardo Gaspar
Não é a primeira vez que a Sulvimes ganha repercussão internacional, mas essa é a mais expressiva. A marca já soma três premiações no exterior com a coleção Umma, de mobiliário outdoor, assinada e desenvolvida pela arquiteta e designer Ariane Rosa. Entre os coroados, está a Poltrona Umma, que foi ganhadora do bronze em 2023 no A’Design Award and Competition; o Seat Garden Umma, vencedor do International Architecture & Design Awards de 2023; e o Balanço Umma, que recebeu bronze em 2024 no A’Design Award and Competition.
Sobre a Sulvimes
Com mais de 35 anos de história, a Sulvimes construiu um legado baseado na tradição familiar e na excelência artesanal. Fundada com a produção manual de móveis, vimes, cestarias e embalagens, a empresa preserva até hoje a essência do artesanato, evoluindo para um segmento mais exclusivo e personalizado. Atualmente sob o comando da terceira geração da família, a Sulvimes segue sua missão de transcender o design, criando peças únicas que transformam ambientes e vidas. Com duas lojas próprias, situadas em Balneário Camboriú (SC) e Gaspar (SC), seu trabalho alia a sofisticação às inspirações vindas da natureza, especialmente aquelas ligadas à serenidade e ao bem-estar proporcionados pelo mar. Com um olhar atento às tendências e ao desejo de seus clientes, a marca sempre investe em materiais nobres, como fibras naturais, garantindo qualidade, durabilidade e um toque artesanal.
Assessoria de imprensa :
OFICINA DAS PALAVRAS
www.grupoodp.com.br