Relatório sobre a Felicidade Mundial 2025

illycaffè e a Fondazione Ernesto Illy apoiam

por Equipe Viva Decora
0 comentários

A Finlândia continua sendo o país mais feliz do mundo, o Brasil está em 36º lugar.

O relatório deste ano analisa a relação entre bondade e felicidade

 

Divulgação : illycaffè e a Fondazione Ernesto Illy

 

A illycaffè e a Fondazione Ernesto Illy reafirmam o seu apoio ao World Happiness Report – Relatório sobre a Felicidade Mundial, estudo anual que mede a felicidade e o bem-estar globais desde 2012. O café é considerado a bebida da felicidade – alimenta a alma, beneficia o corpo e reforça as ligações humanas.

O Relatório sobre a Felicidade Mundial 2025 explora a ligação entre bondade e felicidade, revelando que as pessoas tendem a ser muito mais bondosas do que esperamos, com variações notáveis entre grupos etários e regiões. Tal como salientam os autores do relatório – John F. Helliwell, Richard Layard, Jeffrey D. Sachs, Jan-Emmanuel De Neve, Lara B. Aknin e Shun Wang – as ligações sociais, a bondade e a confiança contribuem significativamente para uma maior felicidade.
O café personifica o altruísmo: transporta a generosidade de um momento compartilhado, o ritual da oferta e a alegria de beber em grupo. Além das suas propriedades benéficas, o café promove o desenvolvimento das comunidades que o produzem, criando um ciclo virtuoso em que o bem-estar se estende da xícara às regiões produtoras de café, gerando crescimento econômico e social duradouro.
Proteger o bem-estar – entendido como felicidade, desenvolvimento pessoal e saúde – através de iniciativas que apoiam as comunidades produtoras e consumidoras de café sempre foi uma missão fundamental da illycaffè e da Fondazione Ernesto Illy. Durante anos, comprometeram-se com projetos que promovem o desenvolvimento social e econômico.

 

Andrea Illy, Presidente da illycaffè e Cofundador da Fondazione Ernesto Illy: “A felicidade, neste período, parece que nos escapa. Na realidade, é precisamente nos momentos difíceis que se reforçam os fatores mais críticos para uma vida feliz, como a solidariedade, que nos une e nos permite resolver os problemas mais impensáveis, nos devolvendo assim a sensação de segurança que nos falta. A illycaffè e a Fondazione Ernesto Illy apoiam o Relatório Mundial da Felicidade há 13 anos, partilhando profundamente os seus valores fundamentais: a busca da felicidade, a promoção do desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza e o bem-estar das pessoas. O nosso modelo de negócio foi concebido para gerar bem-estar em toda a cadeia de fornecimento a nível global, do produtor ao consumidor, com a criação de valor econômico, social e ambiental; além disso, a nossa identidade corporativa está fortemente ligada à atenção à saúde e à inclusão, elementos fundamentais da felicidade.”

Divulgação : illycaffè e a Fondazione Ernesto Illy

Na última classificação dos países mais felizes do mundo, a Finlândia mantém o primeiro lugar pelo oitavo ano consecutivo. A Costa Rica (6º) e o México (10º) entram pela primeira vez nos top 10, enquanto a Lituânia (16º), a Eslovénia (19º) e a República Checa (20º) refletem a crescente convergência dos níveis de felicidade na Europa Oriental, Central e Ocidental. Entretanto, os Estados Unidos caem para a 24ª posição, sua classificação mais baixa de todos os tempos. A Itália sobe uma posição, para o 40º lugar. E o Brasil fica em 36º lugar.
Uma colaboração entre a Gallup, o Oxford Wellbeing Research Centre, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Conselho Editorial do WHR, o Relatório sobre a Felicidade Mundial tem, desde a sua primeira publicação em 2012, sublinhado o crescente reconhecimento da felicidade e do bem-estar como considerações essenciais para a política governamental e o progresso da sociedade.

illycaffè

É uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 130 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 23 países em todo o mundo. Em 2023, a empresa teve um faturamento de 595,1 milhões de euros. A rede de marca própria da illy tem 159 pontos de venda em 30 países.

FONDAZIONE ERNESTO ILLY

Criada em 30 de outubro de 2008, a Fondazione Ernesto Illy é uma fundação corporativa criada para honrar, promover e preservar o legado do seu homônimo. Presidida por Anna Illy, a Fundação reflete os valores e a visão de Ernesto Illy, tendo a ética como seu princípio fundamental – orientando as atividades humanas e promovendo um senso de responsabilidade para com a natureza e a humanidade. A Fundação cumpre a sua missão promovendo a filosofia de Ernesto Illy através de iniciativas de investigação científica e inovação, educação e divulgação, e o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade e filantropia centrados na cadeia de fornecimento de café. As suas atividades estão centradas principalmente na exploração científica, na cultura do café e na formação dos produtores e dos parceiros da cadeia de abastecimento. A investigação agrícola é objeto de uma atenção especial através de iniciativas como os projetos Virtuous Agriculture e Ernesto Illy Colloquia. Estes esforços têm como objetivo apoiar os países produtores de café e os agricultores, melhorar as condições de vida e explorar soluções inovadoras para as culturas de café do futuro. Além disso, a Fundação dá ênfase à educação através de programas como o Mestrado em Economia e Ciência do Café, capacitando os participantes a contribuir de forma significativa para o setor cafeeiro global.

 

Assessoria de imprensa

ADS Comunicação Corporativa

www.adsbrasil.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário